domingo, 11 de julho de 2021

Trilema Digital: As três grandes tendências que vão afetar sua vida e seus negócios - Walter Longo


A tecnologia existe para simplificar nossa vida, agilizar nosso cotidiano, mas se queremos extrair todo seu potencial, precisamos fazer uma análise integral de seu uso.São tempos estranhos estes em que vivemos. Antigamente, os sábios tinham certezas e os ignorantes tinham dúvidas. Agora, estamos assistindo ao inverso disso: quanto mais conhecimento, mais dúvidas; e, quanto mais ignorância, mais certezas. Em algumas práticas terapêuticas, há o entendimento, figurativo, de que o medo habita uma caverna escura e fechada nas pessoas. A única forma possível de retirá-lo dali é deixar a luz e o vento entrarem na caverna. A claridade e a renovação do ar no ambiente fazem esse medo desaparecer. Portanto, vamos iluminar este Trilema Digital, para termos a chance de restringir os seus aspectos negativos em nossas vidas e reforçar os positivos.O primeiro passo começa aqui. O mundo digital propicia uma condição sem precedentes em nossa história. Esse fenômeno gera comportamentos que causa mudanças profundas na sociedade.O trilema digital traz uma análise meticulosa e necessária dos novos paradigmas sociais resultantes da revolução tecnológica. Especialista no uso da tecnologia na sociedade, Walter Longo sintetiza esses fenômenos sociais em três tendências:A exteligencia, tribalismo e compartilhamento aos efeitos causados pelo trilema digital estão presentes no desejo impulsivo de aprender de forma rápida e rasa um termo ouvido pela primeira vez, utilizando apenas alguns cliques; no isolamento de ideias decorrente de feeds que propagam apenas informações agradáveis ao indivíduo que o acessa; e na estigmatização do consumo, capaz de colapsar as economias emergentes. Ao se debruçar para entender as transformações do mundo e transpor esse conhecimento para o contexto do nosso país, Longo apresenta um desafio complexo ― e uma perspectiva otimista ― em relação a este novo mundo, transformado e mediado pela tecnologia.

Sobre o Autor

WALTER LONGO é publicitário e administrador de empresas, com pós-graduação pela Universidade da Califórnia e especialização pela Singularity University. Ao longo de seus mais de 40 anos de carreira profissional, tornou-se especialista na relação entre comunicação e inovação, bem como no uso da tecnologia na sociedade. É empreendedor digital, palestrante internacional e sócio-diretor da Unimark Comunicação. Como executivo, comandou grandes empresas brasileiras. Foi presidente do Grupo Abril e mentor de estratégia e inovação do Grupo Newcomm — holdingde comunicação do Grupo WPP, que inclui as agências Young & Rubicam, Wunderman, Grey Brasil e VML. É membro de diversos conselhos empresariais, sócio de empresas digitais, articulista de múltiplas publicações e autor de várias obras que refletem as mídias e sua influência sobre a sociedade. É também influenciador no LinkedIn, com mais de 600 mil seguidores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ola pessoal, espero por suas opniões.
comentem!