sábado, 22 de outubro de 2011

Resumo do livro - A Menina que Roubava Livros - Markus Zusak.


      Esse livro é realmente encantador pela leveza pela qual a história é contada. É mais que indicado. A história se passa entre 1939-1943, era nazista do "Füjer".

    
      Uma menina chamada Liesel Meminger, ver o irmão morrer na metade do caminho com sua mãe supostamente comunista. Já no cemitério, no enterro do seu irmão, ela roubava seu primeiro livro. Liesel é encaminhada para um casal de alemães, como diziam puro sangue ou ariano legitimo. Lá conhece Has Hubermann, seu pai adotivo de olhos cristalinos, e Rosa Hubermann, sua mãe adotiva de postura atarracada e irritadiça.
     Demorou um certo tempo para Liesel se acostumar com eles, seus novos pais, principalmente com Rosa Hubermann que viviam xingando a garota é sua clientela do bairro. Com Has foi muito mais fácil já que era ele que a acordara, no meio da madrugada, dos pesadelo que ela tinha com seu irmão no trem. Ele passava o que restava da madrugada consolando Liesel de primeiro, depois passou a tentar a ensinar-lhe a ler. A escola tinha o modelo de ensino da era Hitler que era um fracasso, Liesel ganhara várias surras da professora na sala de aula por não saber ler. Mas adorara jogar futebol com os garotos da rua Himmel, onde morava em Molcking, ela e seu melhor amigo Rudy Steiner. A cidade era devota de Hitler toda semana faziam (o partido) uma fogueira de livros, foi perto do local que a menina roubou seu segundo livro levemente chamuscado, chamado "o dar de ombros". Rudy Steiner vivia dando em cima de Liesel Meminger, mas ela sempre contornava situação. Rosa Hubermann, mãe de Liesel, mandava-lhe entregar uma sacola de roupas por toda a cidade até a casa do prefeito, onde sua mulher sempre a atendia calada. Um belo dia quando Liesel ia saindo da casa do prefeito sua esposa resolveu convida-la para uma visita a sua biblioteca, disse que podia ler quanto livros quisesse quando fosse lá entregar a roupa. Passa-se o tempo, a guerra vai piorando a situação econômica da Alemanha. Cada vez que Liezel (as vezes com acompanha de Rudy) ia dar a ronda pela cidade entregando roupa lavada e passada, escutava em cada casa um pedido cancelamento do serviço alegando que a guerra estava prejudicando as financias. Has Hubernann tocava acordeon algumas noites em um bar e considerava isso um hobbie, até então ainda tinha bicos como pintor de paredes. Mais com o tempo seus melhores clientes que eram judeus foram sumindo, uns estavam completamente na miséria outros foram levados pelo Partido com suas lojas saqueadas. A situação na casa dos Steiner era deplorável por serem judeus por natureza.

    
     Umas das últimas clientes de Rosa Hubermann era Ilsa, a esposa do prefeito, quando Liesel foi entregar a roupa ela deu um livro a menina e cancelou o serviço que Rosa fazia. Revoltada pela situação a menina explodiu em sua fúria, disse tudo o que pensava do filho deles que foi para guerra e não voltou e xingou-a e o prefeito. Não mais tardar Liesel ficara arrependida. Um judeu chamado Max Vandenburg procura Has Hubermann dizendo que é filho do homem que lhe dera o acordeon, (Has herdou o acordeon de um amigo de guerra que morrera em combate), e que estava algum tempo escondido num galpão, Has o levou para casa e montou um esquema com Rosa e Liesel, Max ficaria no porão com as tintas. Ninguém poderia saber que um judeu morava ali. Para a menina, agora seu mundinho se dividiam em dois, da porta da dentro onde todos ficavam apreensivos com um judeu escondido no porão e da porta para fora onde tinha seu melhor amigo Rudy e os outros moleques da pelada. Aos poucos Liesel foi se aproximando de Max Vandenburg até chegar ao ponto de dividir sonhos, pesadelos que eles tinham, agora não eram um gemido de uma menina, eram dois gritando em um pesadelo. Começam o bombardeio e vai se aproximando da cidade. Liesel e Rudy criam um estranho hábito de roubar, mas o que Liesel adorava roubar era os livros na casa do prefeito. Com uma suspeita de a esposa dele deixava a janela aberta de proposito. Enquanto Rudy era um eterno esfomeado, magro igual um graveto, ele só pensava em roubar comida da casa alheia ou plantações. Um dia desses que eles foram a uma maciera comeram até passar mal e foram para suas casas. Foi a leitura que salvou Liesel do bombardeio que mataram todos, Rudy, Rosa e Has. Depois de morto Rudy ganhara o tão esperado beijo da menina. Max foi embora e a saudade daqueles tempos acompanhara a menina. Liesel encontrou Max Vandenburg, mas foi separado por um soldado. Após a libertação dos judeus Max reencontra Liesel. A morte já havia passado por Liesel três vezes, mas só a levou-a mais tarde, após ter lido muitas vezes a história que Liesel havia escrito sobre sua vida e a deixado naquele dia no bombardeio. Quando Liesel pergunta a morte, diz ainda não ter entendido muito bem sua história e leva Liesel calmamente e faz uma observação... "Os seres humanos me assombram".

Confira também o novo resumo do blog: Resumo do livro 'Fallen' - Lauren Kate
                                                                 Resumo do Livro: O Silêncio dos Livros - Fausto Luciano Panicacci.

46 comentários:

  1. Oi,gostei muito do resumo,gostaria de saber mais do livro,se for possível me add,tutuarthur@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Alegra-me q tenha gostado do post. Mais informaçoes sobre o tema está no youtube.

    ResponderExcluir
  3. obrigada por ler! agradeço pela indicação parece ser um livro muito interessante e polêmico. nada como virar os nossos conceitos por de pernas pro ar!

    ResponderExcluir
  4. muito bom, mais porque nao consigo colar para colocar no meu trabalhop ?

    ResponderExcluir
  5. Alguém sabe me dizer ccom a liesel se casou?? Porque no final fala que ela tem filhos netos mais com quem ???

    ResponderExcluir
  6. Eu ganhei o livro mas ainda nao estou conseguindo entender nada dele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é uma leitura difícil. Talvez pesquisando outros do mesmo autor possa ajudar em algo. Só acho!

      Excluir
  7. Resumo sem coerência. Gostaria que corrigisse alguns erros (que não são poucos, sem ofensas). Fora isso, um resumo muito bom. Continue assim, mas dê coerência ao resumo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem coerência é seu comentário dizendo que o resumo é sem coerência e no final diz que é muito bom. Vai entender.

      Excluir
  8. Obrigada pelo resumo! Estava meio perdida, mas ajudou a esclarecer bastante! 😉

    ResponderExcluir
  9. Valeu me ajudou muito com o meu trabalho obrigada

    ResponderExcluir
  10. Olá
    Bacana seu resumo. Eu adoro esse livro e sempre que poso releio. Acho a história linda e muito bem contada.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  11. BOA TARDE
    ESSE LIVRO "A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS" TEM ESSA VERSÃO EM FRANCES"
    meirepdn042@yahoo.com.br

    obrigada,

    ResponderExcluir
  12. Este livro ha nas bibliotecas escolares??

    ResponderExcluir
  13. Amei!
    Esse resumo vai me ajudar muito a contar essa história para meus alunos.

    ResponderExcluir
  14. Muito legal o resumo.
    Ajudou muito no meu trabalho da escola.☺

    ResponderExcluir
  15. Gosto muito desse livro, adorei o resumo, parabéns. ��❤

    ResponderExcluir
  16. AMEIII vai me ajudar muito no trabalho

    ResponderExcluir
  17. Tenho um trabalho amanhã e seu resumo me ajudou bastante.... Obgda😉

    ResponderExcluir
  18. Estava lendo os comentários, e sobre o marido de Liesel, o livro não deixa claro que foi, mas eu gostaria muito que fosse com o Max.
    Gostei muito do livro, me marcou, mas chorei muito, de qualquer forma o objetivo é mostrar os horrores da guerra e sua inutilidade, tantos morreram e para que mesmo? o ser humano consegue assombrar até o morte.
    Abraços,
    Gisela
    Ler para Divertir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gisela, adorei seu comentário. Penso que vamos ficar na dúvida sobre quem foi o marido Liesel. Os horrores da guerra assombra até os sobreviventes. E também pergunto para que mesmo?

      Excluir

Ola pessoal, espero por suas opniões.
comentem!