domingo, 19 de maio de 2024

Bruxas da Noite: A história não contada do regimento aéreo feminino russo durante a Segunda Guerra Mundial - Ritanna Armeni


Em 1941, um grupo de moças soviéticas, conseguiu um papel de liderança na batalha contra o terceiro Reich, em biplanos frágeis e ultrapassados em termos de tecnológicos, porém ágeis, mostrando a ousadia e coragem de uma guerra que também pode ser a face de mulheres fiés à sua pátria. Os nazistas as chamavam de "bruxas da noite". Entre a meia-noite e a alvorada, na mais perfeita escuridão, com os motores desligados para não chamar a atenção, sussurros fantasmagóricos vindos do céu antecediam a chegada delas, que traziam algo para "aquecer" os soldados nazistas nas noites congelantes da Rússia: bombas, muitas bombas! Eram as bravas aviadoras 588º Regimento de Bombardeio Aério Noturno Soviético, infernizando a vida dos alemãs durante a Segunda Guerra Mundial.

Neste livro, a jornalista italiana e escritora premiada, Ritanna Armeni, reconstrói a história de um grupo de mulheres soviéticas fiéis à sua pátria: as aviadoras do 588º Regimento de Bombardeio Aéreo Noturno Soviético. Com um importante papel de liderança durante as batalhas contra o Terceiro Reich, elas prejudicavam e muito a vida dos alemães durante a Segunda Guerra Mundial, aparecendo nos céus carregadas de bombas. Os nazistas as chamavam de “bruxas da noite”. A autora revela informações sobre a criação, a luta e as vitórias dessas mulheres que foram apagadas da história após o declínio de suas carreiras como aviadoras devido ao conservadorismo e preconceito do Estado Soviético.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ola pessoal, espero por suas opniões.
comentem!