domingo, 3 de janeiro de 2021

Indicações de Leitura 2021


Olá pessoal, fiz uma seleção de algumas obras que são no mínimo intrigantes. Vamos conferir!

Meninos de Zinco - Svetlana Aleksiévitch

Entre 1979 e 1989, as tropas soviéticas se envolveram em uma guerra devastadora no Afeganistão, que causou milhares de baixas em ambos os lados. Enquanto a URSS falava de uma missão de "manutenção da paz", levas e levas de mortos eram enviadas de volta para casa em caixões de zinco lacrados. Este livro apresenta os testemunhos honestos de soldados, médicos, enfermeiras, mães, esposas e irmãos que descrevem os efeitos duradouros da guerra.
Ao tecer suas histórias, Svetlana Aleksiévitch nos mostra a verdade sobre o conflito soviético-afegão: a destruição e a beleza de pequenos momentos cotidianos, a vergonha dos veteranos que retornaram, as preocupações com todos que ficaram para trás. Publicado pela primeira vez em 1991, Meninos de zinco provocou enorme controvérsia por seu olhar perspicaz e angustiante sobre as realidades da guerra.

A brutalidade da guerra soviético-afegã é retratada neste livro extraordinário, com o olhar sempre preciso e humano.

Uma breve história das mentiras fascistas - Federico Finchelstein

Por que os líderes fascistas acreditam em suas próprias mentiras? Essa talvez seja uma das grandes perguntas do livro “Uma breve história das mentiras fascistas”, de Federico Finchelstein, professor de História na New School for Social Research (Nova York). A resposta, contudo, não vem pronta, vai sendo construída ao longo dos dez capítulos do livro.

A mitomania dos fascistas não pretende apenas alcançar uma massa de inconscientes e inconsequentes políticos. O artifício da mentira permeia e alimenta o espírito de seus líderes. Eles encarnam a mentira. De acordo com Finchelstein, “no fascismo, a ficção deslocou à realidade e se tornou realidade”. (p.38)

O historiador Federico Finchelstein alinhava diversos argumentos para demonstrar de forma objetiva como o líder fascista encarna a figura de “mito” e por extensão toda a mitologia de sua ideologia. Nesse caso, mitologia significa todas as mentiras ou “nova realidade” dos fatos históricos e sociais criadas pelo líder para disseminar uma realidade a seu modo. Alguma semelhança com Bolsonaro? Ele é chamado de “mito” por sua legião de adoradores, incensado rapidamente como a encarnação do que no fascismo contemporâneo à brasileira tem outro nome: “bolsonarismo”. Manipular a história, subverter fatos, disseminar as chamadas fake news, são estratégias de mais uma versão do fascismo à brasileira, vestido de aparência de um “populismo democrático”.
Finchelstein avança, para nos fazer ver que no uso de Deus por parte dos fascistas é um sinal de alerta. Hitler, por exemplo, escreveu “(...) defendendo-me contra o judeu, estou lutando pela obra de Deus”. Em um governo contemporâneo de inspiração fascista, o inimigo não precisa ser exatamente o judeu. O antissemitismo não precisa ser o centro de uma política de horror e extermínio. O alvo pode ser outra etnia, outra raça. O nacionalismo presente no lema “O Brasil acima de tudo, Deus acima de todos” merece uma análise permanente. Como a religião intervém nas políticas de estado? Esse Deus pretende ser um mito encarnado em seu líder? Quais ações supostamente “morais” ele referenda como determinantes para o futuro da nação?

Método Financeiro - Primo Rico

Quando começou a ter contato com o mercado financeiro, Thiago Nigro percebeu como nós, brasileiros, éramos reféns da falta de informação sobre o mundo dos investimentos. Para investir com maior rentabilidade e se aposentar o mais rápido possível, estudou tudo que podia para ter mais conhecimento do que os profissionais que estavam na outra ponta, “nos ajudando”! Depois disso, ingressou no mercado financeiro, montou seu próprio escritório de investimentos e atendeu mais de 5 mil investidores. Então, sentiu que deveria ir para a internet, e com isso, criou O Primo Rico. Com o passar do tempo, começou a falar com milhões de pessoas todos os meses, atingiu sua liberdade financeira e também abriu a semana da educação financeira no Banco Central. Do Mil Ao Milhão, seu primeiro livro, foi o livro nacional mais vendido em 2019. Sua missão é fazer com que o dinheiro trabalhe para você – e não o contrário!
Planer financeiro super intuitivo.

Você também poderá gostar de: Indicações Literárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ola pessoal, espero por suas opniões.
comentem!