domingo, 15 de dezembro de 2024
Armas, germes e aço - Jared Diamond
O livro demonstra por meio de uma intrigante revisão da evolução dos povos, que o destino dos europeus, nativos americanos, africanos, asiáticos e australianos foi moldado por fatores geográficos e ambientais, e não por questões étnicas ou particularidades referentes à inteligência e aptidões de cada um dos grupos.
Através de uma viagem ao longo de treze mil anos de história dos continentes, Jared Diamond conclui que a dominação de uma população sobre outra tem fundamentos militares (armas), tecnológicos (aço) ou nas doenças (germes), que dizimaram sociedades de caçadores e coletores, assegurando conquistas, proporcionando a expansão dos domínios de determinados povos e, consequentemente, conferindo-lhes grande poder político e econômico.
“Um dos projetos mais significativos embarcados por qualquer intelectual de nossa geração” - Gregg Easterbrook, New York Times.
"Fascinante... Cria uma base para a compreensão da história humana." - Bill Gates
Opinião
Obra explica muito bem a evolução da humanidade e como os países e povos evoluíram com o uso da tecnologia e recursos disponíveis. Abordagem interessante de como fatores ambientais, clima, relevo e geografia explicam a expansão das nações e seu desenvolvimento.
domingo, 8 de dezembro de 2024
Retrospectiva 2024.
Ao final de mais um ano, é hora de relembrar as histórias que nos marcaram e nos fizeram pensar. Livros e filmes incríveis nos transportaram para incontáveis mundos, trazendo aventuras e momentos inesquecíveis. Foi um ano de novas descobertas literárias e de adaptações cinematográficas que nos surpreenderam. Veja abaixo! (clique no link do post).
Erros e acertos do dinheiro - Histórias monetárias e seus impactos na civilização moderna - Milton Friedman.
Cine Pipoca #030.
Também poderá gostar de: Retrospectiva 2023.
domingo, 1 de dezembro de 2024
A bibliotecária dos livros queimados - Brianna Labuskes
Com o sucesso de seu romance de estreia, a romancista Althea James é convidada pelo próprio Joseph Goebbels para um intercâmbio cultural em Berlim. Desfrutando de uma estada agradável, ela é surpreendida quando conhece um grupo que lhe apresenta a verdadeira cidade por trás das aparências e que a faz se juntar à Resistência.
Em 1936, com o avanço da ofensiva nazista, Hannah Brecht deixa a Alemanha quando o irmão é preso e levado para um campo de concentração. Na França, ela se dedica à Biblioteca Alemã da Liberdade, onde vê a oportunidade de lutar contra a censura dos livros uma vez queimados pelos nazistas. Oito anos mais tarde, não imaginava que essa batalha ainda estaria longe de se encerrar.
Em 1944, nos Estados Unidos, a publicitária Vivian Childs tem como objetivo impedir que um senador censure e encerre o programa que envia livros a soldados.
E, entre as pilhas de livros e narrativas preservadas, as vidas dessas três mulheres se cruzam ― e são mudadas para sempre.
“Este romance é um lembrete pertinente de que queimar ou banir livros é o primeiro passo de uma escalada que resulta em uma guerra contra a liberdade de pensamento e de expressão, que pode ter consequências devastadoras.” ― KIM VAN ALKEMADE, AUTORA BEST-SELLER DE ÓRFÃ #8
Assinar:
Postagens (Atom)