domingo, 10 de março de 2024

Os delírios das multidões: Porque as pessoas enlouquecem em grupos - William J. Bernstein


Inspirado no clássico do século XIX de Charles Mackay, A História das Ilusões e Loucuras das Massas, Bernstein se envolve com a ilusão em massa com a mesma curiosidade e paixão, mas armado com as pesquisas científicas mais recentes que explicam as raízes biológicas, evolucionárias e psicossociais da irracionalidade humana. Bernstein conta as histórias de histerias dramáticas, religiosas e financeiras, na sociedade ocidental nos últimos 500 anos — da Loucura Anabatista que afligiu os Países Baixos na década de 1530 às perigosas crenças do fim dos tempos que incitam o Estado Islâmico e permeiam a polarização dos Estados Unidos de hoje; e da bolha da Mares do Sul ao escândalo da Enron e às bolhas pontocom dos últimos anos. Por meio da prosa maleável de Bernstein, os participantes são tão exuberantes quanto sua motivação, invariavelmente “o desejo de melhorar o bem-estar de alguém nesta vida".

“Uma intrigante atualização contemporânea do clássico de Charles Mackay de 1841, A História das Ilusões e Loucuras das Massas. Os leitores vão estremecer com a histeria frequentemente sangrenta que acompanhou a Reforma, revirar os olhos em nossa incapacidade de resistir aos esquemas de enriquecimento rápido e rir do movimento norte-americano que aguardava o fim do mundo em 1843 ― tudo isso torna esta leitura fascinante e perturbadora. Uma contribuição bem pesquisada, abrangente e desencorajadora no gênero por-que-as-pessoas-fazem-coisas-estúpidas.” ― Kirkus Reviews

Fragmento do livro.

Uma fascinante nova história sobre histerias religiosas e financeiras dos últimos cinco séculos.

“Nós somos os primatas que contam histórias”, escreve William Bernstein. “E não importa quão enganosa seja a narrativa, se for convincente o suficiente quase sempre superará os fatos.” Como Bernstein mostra em seu novo, eloquente e persuasivo livro, Os Delírios das Multidões, ao longo da trajetória humana, histórias convincentes catalisaram a disseminação de narrativas contagiosas por meio de grupos suscetíveis ― com severas e muitas vezes desastrosas consequências.

As crônicas de Bernstein, tão reveladoras da natureza humana quanto historicamente significativas, revelam o alto custo e as implicações alarmantes das histerias em massa como, por exemplo, a forma pela qual a crença na época do fim dos tempos afetou profundamente a política dos Estados Unidos em relação ao Oriente Médio. Bernstein observa que, se pudermos absorver a história e a biologia da ilusão de massa, podemos reconhecê-la mais prontamente em nosso próprio tempo e evitar seu impacto frequentemente terrível.

Sobre o autor

William J. Bernstein é neurologista, teórico financeiro e historiador cujos livros incluem Uma Troca Esplêndida, Masters of the Word, Uma Breve História da Riqueza e The Four Pillars of Investing. É cofundador da empresa de gestão de investimentos Efficient Frontier Advisors e escreveu para publicações como o Wall Street Journal e a revista Money. Foi o vencedor do Prêmio James R. Vertin 2017 do CFA Institute. Atualmente Bernstein mora no Oregon, Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ola pessoal, espero por suas opniões.
comentem!