domingo, 21 de janeiro de 2024

Stalingrado - um romance de Vassili Grosman


Considerado um dos grandes romancistas do século XX, Vassili Grossman transforma o terror da guerra em arte. Stalingrado é o primeiro volume que se estabeleceu como um dos maiores clássicos mundiais da literatura de guerra. Junto com Vida e destino, é considerado o Guerra e paz do século XX.

Em abril de 1942, Hitler e Mussolini se encontram em Salzburgo, onde decidem atacar novamente a União Soviética. A investida logo se intensifica, e o Exército Vermelho é obrigado a regressar ao centro industrial de Stalingrado. Nas ruínas da cidade devastada, as forças soviéticas se preparam para uma última resistência.

A trama de Stalingrado se desenrola na Rússia e na Europa, e seus personagens são conhecidas figuras históricas, mas também
 mães, filhos, maridos, enfermeiras, soldados, trabalhadores e ativistas políticos. No centro do romance está a família Chápochnikova, cuja matriarca se recusa a deixar Stalingrado, mesmo com o rápido avanço das tropas alemãs. Enquanto isso, Liudmila, sua filha, se vê frustrada e infeliz no casamento com o físico Viktor Chtrum. A pesquisa que Viktor desenvolve pode ser crucial para os militares, mas seu pensamento está voltado para a mãe na Ucrânia, perdida atrás das linhas inimigas.
Com profunda compaixão e potência, Vassili Grossman narra em Stalingrado a crueldade de um regime opressor e os horrores da guerra sem jamais perder de vista a essência fugaz e delicada da existência humana.

A guerra consumirá a vida de um enorme elenco de personagens — vidas que expressam os grandes temas de Grossman sobre a nação e o indivíduo, a beleza da natureza e a crueldade da guerra, o amor e a separação.

Durante meses, as forças soviéticas são inevitavelmente repelidas pelo avanço alemão em direção ao leste e, por fim, Stalingrado é tudo o que resta entre os invasores e a vitória. A cidade fica no topo de um penhasco às margens do rio Volga. A batalha por Stalingrado — um turbilhão de violência e poder de fogo — a reduzirá a ruínas. Mas ela também será o berço de um novo senso de esperança.

Grossman é tido como um dos mais formidáveis romancistas do século XX.

"Vassili completou Vida e destino quase quinze anos depois de ter começado a trabalhar em Stalingrado. O livro é, entre outras coisas, uma ponderada declaração de sua filosofia moral e política — uma meditação sobre a natureza do totalitarismo, o perigo apresentado mesmo pela mais aparentemente benigna das ideologias e a responsabilidade moral de cada indivíduo por suas próprias ações. Foi essa profundidade filosófica que levou muitos leitores a falarem do romance como uma obra que mudou suas vidas. Stalingrado, por sua vez, é menos filosófico, porém mais imediato; apresenta-nos uma história humana mais rica e variada." — Trecho da introdução
“Desde Homero, poucas obras literárias conseguiram se igualar ao olhar preciso e profundamente humano que Grossman lança à face devastadora da guerra.” ―The Economist.

Autor

VASSILI GROSSMAN nasceu em Berdítchev, na atual Ucrânia, em 1905. Foi correspondente durante a Segunda Guerra Mundial e cobriu a defesa de Stalingrado e a queda de Berlim. O manuscrito de Vida e destino, sua obra mais conhecida, foi confiscado e proibido pela KGB em 1960. Contrabandeado para fora da União Soviética uma década depois, o romance foi por fim publicado na Europa e nos Estados Unidos no início dos anos 1980, vindo a ser lançado na Rússia apenas em 1988. Grossman, que faleceu em 1964, não viveu a tempo de vê-lo publicado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ola pessoal, espero por suas opniões.
comentem!