sábado, 29 de janeiro de 2022

THE END OF THE COLD WAR (O FIM DA GUERRA FRIA) - ROBERT SERVICE


A Guerra Fria parecia um elemento permanente na política global e, até seu desfecho, nenhum político ocidental ou soviético previu que o impasse entre as duas superpotências - após décadas de luta por todos os aspectos de segurança, política, economia e ideias - terminaria em suas vidas. Mesmo depois de março de 1985, quando Mikhail Gorbachëv se tornou o líder da União Soviética, não estava predeterminado que o Armagedom nuclear global poderia ou seria evitado pacificamente. 

Mas apenas quatro anos depois, o Muro de Berlim foi desmantelado e a perestroika se espalhou por todo o antigo bloco soviético. Foi uma mudança radical na história mundial, que resultou na dissolução da União Soviética. Com base em pesquisas de arquivo pioneiras, a nova e emocionante investigação de Robert Service sobre os anos finais da Guerra Fria aponta as surpreendentes relações entre o presidente Ronald Reagan e Mikhail Gorbachëv, o secretário de Estado George Shultz e o último ministro das Relações Exteriores da URSS, Eduard Shevardnadze, que encontrou um maneira de cooperar em tempos de mudanças extraordinárias em todo o mundo. A história é de pressão americana e declínio soviético de longo prazo e estiramento excessivo. O Fim da Guerra Fria mostra como aquele pequeno e habilidoso grupo de estadistas estava determinado a acabar com a Guerra Fria em seu turno. No processo, eles transformaram irreversivelmente o cenário geopolítico global.

Autoritário, convincente e meticulosamente pesquisado, esta é a história política no seu melhor.

sábado, 22 de janeiro de 2022

Nas pegadas da Alemoa - Ilko Minev


Descobrimos que nos arquivos federais em Berlim está guardado um documento antes secreto, com o título “Guayana-Projekt”, no qual o especialista em Amazônia e Untersturmführer da SS, Schulz-Kampfhenkel, recomenda explicitamente a invasão e a conquista da Guiana Francesa. Para ele, não era aceitável que a Inglaterra tivesse a Guiana, com sua capital Georgetown; que a Holanda fosse dona do Suriname; nem que os franceses possuíssem a Guiana Francesa, com sua capital Caiena, enquanto a Alemanha não tinha nenhuma base naquela região tão estratégica e rica em minerais. “A tomada das Guianas é uma questão de primeira importância por razões político-estratégicas e coloniais”, afirma ele. Em carta ao Reichsführer da SS, Heinrich Himmler, de 26 de abril 1940, Kampfhenkel dá ainda a receita para a fácil conquista daqueles territórios: a aliança com os indígenas e o aproveitamento das boas relações com o Brasil, cujo presidente, Getúlio Vargas, segundo ele, seria admirador de Hitler e de Mussolini.

sábado, 15 de janeiro de 2022

Antifrágil: Coisas que se Beneficiam com Caos - Nassim Nicholas Taleb



Em A lógica do Cisne Negro, Taleb demonstrou que acontecimentos altamente improváveis e imprevisíveis dominam a nossa existência. Em Antifrágil, o autor confere um novo conceito à incerteza, tornando-a desejável e até mesmo necessária.
Assim como ficamos fisicamente mais fortes quando submetidos à tensão, muitas coisas se beneficiam do estresse, da desordem e da volatilidade. O que Taleb identificou e chama de antifrágil não só tira proveito do caos, como precisa dele para sobreviver e florescer. O antifrágil está além do resiliente e do robusto. Estes resistem a choques e permanecem os mesmos; o antifrágil, por sua vez, se torna cada vez melhor. Além disso, ele é imune a erros de previsão e está protegido de eventos adversos.
Extremamente ambicioso e multidisciplinar, Antifrágil é sobre como se comportar ― e prosperar ― em um mundo cheio de imprevistos. Erudita e espirituosa, a mensagem de Taleb é revolucionária: o que não é antifrágil certamente sucumbirá.

“Mudou a minha visão de como o mundo funciona.” ― Daniel Kahneman, prêmio Nobel de economia e autor de Rápido e devagar

“Ambicioso e provocador... Extremamente divertido.” ― The Economist

“A voz mais profética de todos os tempos. Taleb é um filósofo genuinamente importante. Alguém capaz de mudar a maneira como enxergamos a estrutura do mundo somente com a força, originalidade e veracidade de suas ideias.” ― GQ

“Modificou o pensamento moderno.” ― The Times (Londres)

Sobre o autor

Nascido no Líbano, iniciou sua carreira como trader de derivativos em Wall Street. Após 21 anos nesse mercado e com vários milhões de dólares na conta, em 2006, mudou de carreira para se tornar um estudioso, pesquisador matemático e filósofo.

Taleb desdenha publicamente dos modelos promovidos pelo setor financeiro. Ele possui MBA em Wharton e um PhD da Universidade de Paris, mas acredita que a academia produz insights que estão muito distantes das realidades do mundo, e que diplomas acadêmicos são, em grande parte, apenas para as pessoas se exibirem.

sábado, 8 de janeiro de 2022

Cine Pipoca #022


Em 2022, a industria cinematográfica vem com tudo! Os principais studios estão apostando que esse séra o ano voltar em definitivo, após dois anos reféns do stream e estreia adiadas. Vamos conferir o que Hollywood nos preparou!

Durante suas férias no Egito, Hercule Poirot precisa investigar o assassinato de uma jovem herdeira, um crime que aconteceu a bordo de uma embarcação no Nilo. Um crime, muitos suspeitos. Um visual deslumbrante, luxuoso e com muito mistério que desperta a curiosidade.

Baseado em uma das séries de videogame mais vendidas e aclamadas pela crítica de todos os tempos, Uncharted: Fora do Mapa apresenta ao público o jovem e esperto Nathan Drake mostra sua primeira aventura de caça ao tesouro com seu sagaz parceiro Victor "Sully" Sullivan. Em uma aventura épica repleta de ação que se estende por todo o mundo, os dois partem em uma perigosa busca pelo "maior tesouro nunca encontrado", enquanto rastreiam pistas que podem levar ao paradeiro do irmão há muito perdido de Nathan.

Passados 25 anos, desde que uma onda de assassinatos brutais chocou a tranquila localidade de Woodsboro, um novo assassino toma o lugar de Ghostface e começa a perseguir um grupo de jovens para desenterrar segredos do passado sombrio da cidade.

Gravemente adoecido com um raro distúrbio sanguíneo e determinado a salvar outros que sofrem do mesmo destino, o Dr. Morbius arrisca tudo numa aposta desesperada. E embora a princípio tudo pareça um sucesso absoluto, surge uma escuridão que se desencadeia dentro dele. O bem superará o mal - ou Morbius sucumbirá aos seus novos e misteriosos desejos? Interpretado por Jared Leto vencedor do Oscar.

Em um dia atípico, uma série de coincidências levam Eduardo a conhecer Mônica em uma festa. Uma curiosidade é despertada entre os dois e, apesar de não serem parecidos, eles se apaixonam perdidamente. Em Brasília, na década de 1980, esse amor precisa amadurecer e aprender a superar as diferenças.

Poderá gostar de: Cine Pipoca #021.

sábado, 1 de janeiro de 2022

Comentando sobre o filme 'Não Olhe para Cima'.


E a Netflix surpreende mais uma vez!
Nessa vez um filme que tinha tudo para ser mais um desperdício de verba e elenco, (e que elenco), mas se provou uma enorme crítica política-social. Leia o texto abaixo:

Em uma era onde a sutileza é dispensada em prol do que é escancarado e dito com todas as letras, Não Olhe para Cima transforma o que seria mundano e pouco inventivo em algo quase genial. O novo trabalho de Adam McKay é uma ode ao fim do mundo como conhecemos – não um básico filme-catástrofe aos moldes de Armageddon ou até Impacto Profundo, mas uma trama regada pela burrice da humanidade.

Burrice talvez seja um termo muito “bruto” para falar das camadas do filme, mas é o mais próximo que temos do que vemos nos noticiários, nas ruas e nas redes sociais. Em frente a uma calamidade capaz de aniquilar toda a espécie, o povo se divide entre quem quer escutar os cientistas e quem vê no negacionismo não apenas um conforto, mas sim a ferramenta política necessária para controlar as massas.

E tudo começa da forma mais simples possível. Nos primeiros minutos, Kate Dibiasky (interpretada por Jennifer Lawrence, excepcional no papel) descobre um meteoro e logo avisa ao seu superior, o Dr. Randall Mindy (que é vivido por Leonardo DiCaprio, em uma performance simples mas eficaz). Os dois começam a fazer as pesquisas e descobrem que o novo corpo celeste está em rota de colisão para a Terra.

O filme só peca no excesso de personagem que no decorrer da trama vai lotando a história e alongando cenas.

Além dos protagonistas, talvez o único que se saia bem é Mark Rylance no papel de Peter Isherwell, um bilionário avoado e excêntrico, que reflete perfeitamente os tiques e surtos da new age de ricaços como Jeff Bezos e Elon Musk. E isso é bem incorporado no filme, exceto quando o próprio roteiro parece esquecer dele durante um bom tempo de duração para apenas resgatá-lo na reta final do longa.


Mas no geral, em meio a risos nervosos e ranger de dentes, o filme consegue divertir através do absurdo de suas situações, até porque vivemos em tempos tão absurdos quanto o que está em tela. Isso gera um sorriso amarelo e um suor frio escorrendo na testa, mas o entretenimento é garantido quando McKay vai até alguns extremos para criticar o status quo da contemporaneidade.

Um exemplo perfeito disso é Riley Bina e DJ Chello (vividos por Ariana Grande e Kid Cudi). Os dois seriam até descartáveis na trama se não estivessem tão afinados em um timing cômico que beira o non-sense – ao mesmo tempo em que isso serve como um breve holofote para a alienação das massas e a necessidade de celebridades e influenciadores que se posicionem, para guiar a manada ao pensamento crítico.

Em seu mais novo filme, Adam McKay prova que consegue ser como era antes – um diretor sincero e direto ao ponto, que não precisa de muito para entreter e divertir, e que também não carrega uma auto-importância descabida. Claro, não é o filme mais genial de todos os tempos, mas a verdade é que o momento atual exige algo muito mais na cara e desconfortável, sem espaço para sutilezas e licenças poéticas.