O fundador da Logoterapia mostra aqui como foi a sua própria experiência em busca do sentido da vida num campo de concentração durante a Segunda Guerra Mundial. Apresenta também, numa segunda parte, os conceitos básicos da logoterapia.
A logoterapia é uma abordagem psicoterapêutica desenvolvida pelo psiquiatra Viktor Frankl após sua experiência em campos de concentração, durante a Segunda Guerra Mundial. Ela foca na ideia de que os seres humanos são motivados pela busca do significado pela vida e, que a falta de sentido é a principal fonte do estresse, bem como a ansiedade. Portanto, essa terapia pode ajudar os pacientes a alcançar esse significado.
O psiquiatra Viktor Frankl, autor do livro, sobreviveu a quatro campos de extermínio nazista. Segundo ele, as chances estatísticas de sobreviver a um lugar de horrores desse não passavam de 1 em 28! Ter acesso ao relato de sua dramática experiência de vida, submetida que foi às mais extremas circunstâncias de cruel desumanidade, nos causa um avassalador impacto. Nos faz sentir envergonhados das inumeráveis vezes que ficamos tão rapidamente ressentidos em face de alguns desconfortos e frustrações comuns da vida. Enquanto isso, os nazistas assassinaram o pai, a mãe, o irmão e a esposa dele. No fundo, falta-nos clareza do sentido potencial que podemos realizar em nossa existência e aí é que está o nó da questão! E essa incapacidade de conferir um sentido à vida leva as pessoas a enredar-se nos labirintos de neuroses e de outros fantasmas como a depressão e as drogas.
O Dr. Viktor Frankl abre os nossos olhos para a consciência da responsabilidade que temos perante nós e a vida. E nos ensina que, apesar dos aspectos trágicos da vida (dor, culpa e morte), sempre há um sentido a descobrir e em função do qual viver.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ola pessoal, espero por suas opniões.
comentem!