domingo, 25 de julho de 2021

A Garota Anônima - Greer Hendricks e Sarah Perkkanen


Ela está mentindo para descobrir a verdade. Quando Jessica Farris se inscreve para um estudo conduzido por um grupo de psicologia, ela pensa que tudo o que precisa fazer é responder a algumas perguntas, receber seu dinheiro e ir embora. Mas à medida que as perguntas ficam mais invasivas, Jess começa a sentir como se soubessem o que ela está pensando... e, pior, o que está escondendo. Conforme a paranoia de Jess aumenta, fica claro que ela não pode mais confiar no que é real em sua vida e o que são experimentos manipulados pelo grupo de pesquisa. Agora, presa em uma teia de incertezas, Jess rapidamente aprende que algumas obsessões podem ser mortais.

Resenhando

A história em si se inicia quando em uma das visitas que faz para uma cliente, ela descobre sobre um estudo científico remunerado que envolveria questões de moralidade e ética. Sua cliente não iria comparecer ao estudo e adivinha só quem resolveu ir no lugar dela para ganhar um dinheirinho a mais?

Em teoria, não era para Jessica participar do estudo e todos eles sabiam disso, entretanto, a doutora responsável pelo experimento após analisar nossa protagonista determinou que ela se encaixaria sim no perfil desejado. Só que Jessica não sabia a besteira que estava fazendo e muito menos onde estava se enfiando.

Para nossa protagonista, era um estudo bobo com perguntas simples e banais, mas o que de fato encontrou foi um questionário extremamente invasivo e pessoal. A cada resposta, algo que ela fazia muito esforço para esconder era despertado, coisas que ela não queria nem lembrar vieram a tona e acabou mexendo muito com seu psicológico e de alguma forma com o do leitor também, pois a intensidade empregada nesse momento é algo bem, bem profundo e acaba fazendo com que nós mesmos também nos questionemos.

Algo que é muito interessante ressaltar é que ninguém nesse livro é cem por cento bom. Todos têm seu defeito, sua ambição, sua vontade e coisas desse estilo que acabaram por ser reveladas a respeito de Jéssica que de uma forma ou outra acabou ficando na mão da dona do estudo.

A primeira fase do estudo consistia apenas em responder as perguntas, mas o que nossa protagonista não sabia era que o mesmo era composto de duas fases. Após um tempo da conclusão das perguntas, os organizadores convidaram-na para a parte prática do estudo, onde envolveria muito mais dinheiro e a única coisa que ela tinha que fazer era ser honesta.

Porém, a cada nova etapa que o estudo evoluía, a vida de Jéssica ia mudando de uma maneira inexplicável ao ponto de a garota não saber distinguir o que é realidade e o que é manipulação.

Quando se vê presa e sem saída, nossa mocinha finalmente percebe que se ficar parada sem agir, ela perderia o controle de tudo e então, é ai que começa o verdadeiro jogo psicológico aonde quem ganha é o mais inteligente e manipulador.


domingo, 18 de julho de 2021

Viajando pelas Séries #021 - Gossip Girl


Flagrada!

A Garota do blog (Gossip Girl), ressurgi com uma nova cara e com os mesmos conceitos no quesito seres endinheirados. Vamos conhecer o reboot e relembrar o projeto orginal.

Gossip Girl é uma série de televisão via streaming norte-americana adolescente, sendo uma sequência da série de televisão homônia transmitida pela The CW entre 2007 à 2012. Também marca o retorno de Kristen Bell como a narradora, uma blogueira desconhecida e onisciente conhecida como "Gossip Girl". Sua estreia ocorreu em 8 de julho de 2021, na plataforma HBO Max.

A obra também é baseada na série de livros homônima da escritora Cecily von Ziegesar, que narra a história de um grupo de jovens milionários através dos olhos de uma blogueira que sabe tudo o que acontece em suas vidas e expõe os escândalos. Em relação à continuidade, o produtor executivo e showrunner Joshua Safran declarou que a série é oficialmente uma continuidade da série original de Gossip Girl. No entanto, em vez de uma continuação direta da história, a série é colocada no mesmo mundo onde existiam personagens anteriores que podem ser livremente mencionados e [potencialmente] reaparecer, mas como diferentes personagens de um ponto de vista diferente. Safran comparou isto a um universo compartilhado, semelhante ao do Universo Marvel.

A nova série apresenta mais conteúdo adulto do que a versão original da The CW, devido aos padrões do serviço de streaming HBO Max. A nova série aborda temas mais complexos e polêmicos, incluindo personagens LGBT.

Premissa

Oito anos após a conclusão da série original, novos estudantes da elite de Nova York ficam sob o olhar curioso de uma nova Gossip Girl, que busca sempre atualizar suas fofocas sobre os jovens através de suas redes sociais.

Produção

WarnerMedia ordenou um "revival" da série Gossip Girl para a HBO Max em julho de 2019. Embora chamado de "reboot", foi confirmado como uma continuação da história original de Josh Schwartz. Em 2 de novembro de 2020, foi anunciado que Karena Evans dirigirá os dois primeiros episódios da série.

Gossip Girl 2007-2012

Séria americana adolescente baseada na série literária homônima da escritora Cecily von Ziegesar. Criada por Josh Schwartz e Stephanie Savage, a série foi originalmente transmitida nos Estados Unidos pela rede de televisão The CW de 19 de setembro de 2007 e 17 de dezembro de 2012, totalizando seis temporadas e 121 episódios. No Brasil, Gossip Girl teve sua estreia em 8 de novembro de 2007 no canal de televisão por assinatura Warner Channel, onde foi exibida até abril de 2010. Em seguida, foi transmitida pelo SBT e pelo Glitz*. Em Portugal, a série foi ao ar no extinto Canal Sony.

Cultura popular

Após a exibição do episodio piloto, Gossip Girl se tornou um verdadeiro fenômeno da televisão em todo mundo. A série trouxe de volta todo o glamour e sofisticação da cidade de Nova York, coisa que não se via desde a série Sex and the City. A série foi citada pelo presidente Barack Obama e o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, decretou que o dia 26 de janeiro como "Dia de Gossip Girl" em comemoração ao episodio 100 da série. Ele ainda afirmou que a série é uma espécie de embaixadora da cidade. Segundo os produtores da série Josh Schwartz e Stephanie Savage, disseram que queriam que a série fosse uma espécie de revista, onde todo mundo poderia saber onde ficavam os melhores lugares para se visitar, as melhores músicas para se ouvir, e o que vestir. Gossip Girl também ficou conhecida por retratar a vida luxuosa do famoso bairro Upper East Side e também por falar de moda sendo considerada uma série obrigatória para os amantes de moda. Vários estilistas famosos marcaram presença na série, como: Michael Kors, Tory Burch, Diane Von Furstenberg, Rachel Zoe, Vera Wang e o crítico Tim Gunn participaram da série. Outros estilistas famosos também são mencionados ao longo da série como como os brasileiros Alexandre Birman e Carlos Miele. Já os cantores do Florence and The Machine, Robyn, Lady Gaga, Cyndi Lauper também participaram da série.

A série em livros

Gossip Girl: As delícias das fofocas
Você sabe que me ama
Eu quero tudo!
Eu mereço!
Do jeito que eu gosto
É você que eu quero
Ninguém faz melhor
Nunca mais!
Vai sonhando!
Eu nunca mentiria para você
Não me esqueça
Só podia ser você
Eu sempre amarei você

Enredo

A série, sobre jovens estudantes das escolas de elite no Upper East Side de Manhattan em Nova York, segue quando Serena van der Woodsen retorna à cidade após ter ficado seis meses fora em um internato e se mantido fora do alcance de amigos e conhecidos. Os acontecimentos e histórias de cada personagem são narrados em um site por uma blogueira anônima (voz por Kristen), que atende pelo pseudônimo "Gossip Girl" (Garota Fofoqueira, em português). Gossip Girl narra os escândalos de Serena e seus amigos desde a oitava série de Serena, quando a garota ficou com seu vestido branco todo molhado dentro de um avião na viagem de excursão da escola. Desde então, Serena virou a vítima preferida de Gossip Girl. Magoada pelo fato de Serena não ter dado nenhuma notícia e ainda por ter passado por gravíssimos problemas familiares sozinha, Blair Waldorf começa excluindo socialmente a melhor amiga e mantendo distância de Serena, como punição pela total perda de contato durante sua ausência. Envolvidos na trama temos também Nate Archilbald e seu amigo de infância, Chuck Bass, e os irmãos até então "apagados" Dan Humphrey e Jenny Humphrey, além da amiga de infância de Dan, Vanessa Abrams. Fazendo parte da trama há também o irmão de Serena, Erik, sua mãe Lily van der Woodsen e Rufus Humphrey, separado de sua esposa Alison, pais de Dan e Jenny e uma impostora, Ivy Dickens que se passa pela prima de Serena (Esta ingressa na série na quarta temporada e se torna personagem principal na quinta temporada). A partir da quinta temporada Jenny Humphrey e Vanessa Abrams saem do elenco do seriado, porém fazem algumas participações especiais.

Primeira temporada (2007–2008)

A primeira temporada foca no retorno de Serena ao Upper East Side, no mistério sobre o que a fizera partir e por que está tentando mudar de garota rebelde para uma boa garota. Inicialmente, achava-se que o motivo da fuga de Serena foi a traição que fizera a sua melhor amiga Blair, dormindo com Nate Archibald, namorado de Blair. Perto do final da temporada, a venenosa Georgina Sparks, ex-amiga de Serena, aparece no Upper East Side para revelar que a noite em que Serena dormiu com Nate não acabou ali – Serena se encontrou com Georgina no Stanhope Hotel e um homem morreu em sua presença sob o efeito de drogas, enquanto eles eram gravados quase fazendo sexo. Embora inimigas no começo da temporada, Blair e Serena voltam a ser melhores amigas após confessarem o quanto sentem falta uma da outra. Serena volta querendo ser uma pessoa melhor, então abdica o reinado da escola, até porque querer voltar a ser rainha seria declarar guerra contra Blair, e isso no Upper East Side significa o próprio suicídio. Blair Waldorf reina então, plenamente, na escola privada para garotas, a Constance Billard School for Girls (St. Jude's School for Boys, a escola em um prédio vizinho a Constance, é a escola na qual os rapazes do seriado estudam). A temporada ainda envolve o namoro de Serena com o garoto solitário Dan Humphrey; Problemas familiares, de popularidade e de bulimia de Blair; A relação de Blair com Nate e com o seu melhor amigo, Chuck Bass; Um romance antigo entre a mãe de Serena, Lily van der Woodsen e o pai de Dan, Rufus Humphrey; A busca de Jenny Humphrey pela popularidade e sobre crescer no mundo social; A rivalidade entre Blair e Jenny e sobre Blair ser a mentora de Jenny nesse mundo; E a melhor amiga de infância de Dan que reapareceu de surpresa na cidade, Vanessa Abrams. A temporada termina com a revelação do segredo de Serena, causando o término do namoro com Dan, e Chuck abandonando Blair no aeroporto enquanto a garota acha outro romance de verão antes de partir para a Europa.

Segunda temporada (2008–2009)

A segunda temporada se passa no ano de formatura dos personagens, e explora o relacionamento de Blair e Chuck. Embora o projeto inicial fosse Serena e Dan serem o casal protagonista, vemos o casal Blair e Chuck ganhar o público com as brilhantes atuações de Leighton Meester e Ed Westwick apagando os outros personagens. O primeiro episódio da temporada acontece no Hamptons e focou no relacionamento entre Blair e Chuck, que foi rotulado pela People Magazine, como o "coração de GG". Ambos os personagens se negavam a admitir seus sentimentos um pelo outro e passaram por vários planos e manipulações.

A primeira metade da temporada lida com Serena virando uma grande socialite ofuscando a atenção que Blair tinha enquanto a amizade das duas é testada quando a personagem Poppy Lifton surge, uma socialite que provoca um conflito entre Serena e Blair, inspirando Serena a tomar o lugar da sua melhor amiga na sociedade. Nate encara o passado do seu pai criminoso envolvido com drogas e começa um romance com Vanessa, que se torna cada vez mais envolvida com o mundo do Upper East Side. Jenny começa a se revoltar contra as pessoas ao seu redor e procura uma carreira como estilista, desafiando as regras de Rufus enquanto a amizade de Dan com Nate e seu namoro com Serena o transforma de um garoto solitário para um grande foco nos blogs de fofoca. A primeira metade da temporada acabou na primeira semana de dezembro, com a chocante morte de Bart Bass.

A segunda metade da temporada revela os impactos da morte de Bart, causando uma mudança drástica na direção mental de Chuck e um crescimento notável no relacionamento de Rufus e Lily, inclusive a revelação que os dois dividem um filho juntos, contribuindo para um declínio na relação de Dan e Serena. John Shea atuou novamente em seu personagem de Harold Waldorf durante um episódio de Ação de Graças e fica decepcionado com as mentiras e manipulações de sua filha Blair cria devido a sua enorme ambição de entrar na faculdade de Yale, que é o grande sonho da garota desde pequena. Desmond Harrington entra na série como o tio manipulador de Chuck, Jack Bass. Poppy volta a temporada com um novo interesse romântico de Serena, Gabriel Edwards. Michelle Trachtenburg retorna ao papel de Georgina Sparks e filmou suas cenas durante fevereiro. Georgina volta completamente diferente, se antes era malvada, agora se entrega totalmente a Jesus. Mas no final, ela mostra que Blair tinha razão e volta a ser exatamente como antes, maleficamente se inscreve para ser colega de quarto de Blair na faculdade, mesmo sendo inimigas declaradas.

Ainda há um spin-off de Lily, Valley Girls, que mostra a vida conturbada de Lily, quando adolescente, e sua família, mostrando sua mãe, CeCe Rhodes, seu pai e sua irmã, Carol Rhodes. Enquanto o enredo prossegue, o papel da "Gossip Girl" cai ligeiramente. Ela continua a postar em seu blog, mas guarda para si alguns segredos que poderiam mudar toda a vida no Upper East Side, mas devido a decisão de Serena de descobrir quem a Gossip Girl realmente é, depois da blogger estragar a formatura de todos, ela revela todos os segredos bombásticos. Serena falha ao tentar descobrir a identidade da Gossip Girl. A temporada termina com Chuck finalmente dizendo e admitindo a Blair que a ama, os dois se beijam. Também no episódio final, Blair escolhe Jenny como sua sucessora como a rainha da escola, pois com a ida de Blair para a faculdade, o cargo de rainha fica vazio, e como manda a tradição a rainha atual que escolhe a próxima rainha.

Terceira temporada (2009–2010)

A terceira temporada foca na vida de Blair, Dan e Vanessa entrando na Universidade de Nova Iorque enquanto a grande estrela de filmes hollywoodianos Olivia Burke começa a namorar com Dan; A disputa de Georgina e Blair na faculdade; Nate entrando na Universidade de Columbia; Serena tirando um ano para ficar fora da escola para tentar se encontrar; Jenny se tornando a rainha da Constance; e Chuck assumindo as Indústrias Bass, além de se tornar o filho adotivo de Lily van der Woodsen. Os primeiros episódios focam nas férias de verão, que antecedem o começo das aulas na universidade, em que a Gossip Girl prometeu continuar revelando os segredos dos estudantes.

Muitos convidados especiais fizeram parte da temporada, incluindo William Baldwin como William van der Woodsen, pai de Serena e Eric, ex-marido de Lily e rival de Rufus, desde quando Lily e Rufus terminaram seu relacionamento na juventude; e performances especiais de Lady Gaga, Tory Burch, Jimmy Fallon, Plastiscines, Georgina Chapman e Sonic Youth. O nono episódio da temporada causou muita controvérsia. Grupos de pais pediu para a The CW a não exibir o episódio, já que continha um sexo a três. CW ignorou os pedidos e anunciou que o episódio ia ao ar como planejado.

Serena se envolve com um candidato, Tripp van der Bilt, mas ela descobre alguns segredos sobre ele que não a agrada. Serena e Tripp sofrem um acidente de carro e após disso, ela começa a namorar com Nate. A temporada focou muito na rebeldia de Jenny Humphrey. Ela passou boa parte da temporada tramando contra Eric, seu melhor amigo de longa data, e procurando por Nate, que estava namorando com Serena. No final da temporada, Jenny que estava se sentindo triste por ter perdido Nate, passa a noite com Chuck Bass. Depois que Blair descobre o acontecido expulsa a garota de Manhattan e Rufus e Lily a mandam para Hudson, para morar com sua mãe. Outros plots incluem: O relacionamento conturbado entre Blair e Chuck – incluindo o fato que Chuck trocou Blair pelo seu hotel; A busca de Chuck pela sua verdadeira mãe; Dan e Vanessa que passam de amigos para namorados; Serena tentando se encontrar com um novo trabalho e se envolvendo com Carter, Tripp, o primo casado de Nate, e o próprio Nate. No episódio final da temporada, Georgina volta grávida e revela que o bebê é de Dan. A temporada termina com Blair e Serena indo a Paris e Chuck, bêbado e deprimido, levando um tiro quase fatal ao tentar defender o anel, que ia dar para Blair ao pedi-la em casamento, de um furto.

Quarta temporada (2010–2011)

O principal mistério da quarta temporada é o de Juliet Sharp, uma garota misteriosa que investiga toda a vida de Serena e promete vingança a ela por ter colocado seu irmão na cadeia, Ben Donovan. Também é mostrado que nasceu o filho de Georgina e Dan, que mais tarde, a vilã revela que é de outra pessoa. A segunda metade da temporada mostra as complicações que Serena encontra em seu novo relacionamento com seu antigo professor e irmão de Juliet, Ben; Chuck tentando ganhar controle das Indústrias Bass contra Russel Thorpe e a amizade de Dan e Blair que vai crescendo com o tempo. Também é revelado que Lily foi a responsável por mandar Ben para a cadeia, então ela fica em prisão domiciliar; a vingança de Chuck contra Blair por ela ter destruído seu relacionamento com Eva Coupeau; a amizade de Vanessa e Dan que começa a se destruir; e a prima desaparecida de Serena, Charlie Rhodes que mais tarde se revela comoIvy Dickens, uma atriz que é contratada por Carol Rhodes, mãe de Charlie, para ficar no lugar da filha e assim, Carol poder ficar com a fortuna dela. Charlie/Ivy ainda enfrenta os encantamentos do Upper East Side e fica obcecada por Dan e pelas belas festas. No episódio final da temporada, Georgina faz uma proposta à Ivy de se unir a ela a qualquer momento. Nesse mesmo episódio, é mostrado uma Georgina Sparks que está com tédio da sua vida de dona de casa, cuidando do seu filho e que está a procura de novos planos e armações.

Os primeiros dois episódios da temporada focam em Blair, Serena e Chuck em Paris. Na cidade, Blair conhece o Príncipe Louis Grimaldi, que volta no final da temporada e a pede em casamento. Blair aceita o pedido, se despedindo definitivamente de Chuck.

Taylor Momsen que interpreta Jenny Humphrey, participou ainda de quatro episódios da temporada, "Easy J" – onde revela para todos o segredo que dormiu com Chuck, deixando Blair furiosa, "Juliet Doesn't Live Here Anymore" – onde se junta com Juliet e Vanessa para destruir Serena, "The Witches of Bushwick" – onde participa de um baile de máscaras e revela para todos que Blair e Chuck ainda vivem em um romance, colocando toda a culpa em Serena, e "Gaslit" – onde se arrepende do seu plano e revela o que Juliet está tramando. A temporada termina com Dorota recolhendo um teste gravidez com resultado positivo, seria esse teste de Serena ou de Blair?

Quinta temporada (2011–2012)

Ivy vem sido paga pela irmã de Lily, Carol Rhodes, para fingir que é sua filha, a prima de Serena, Charlie Rhodes. Ela participa de vários episódios da quinta temporada como a verdadeira Charlie Rhodes.

A temporada começa em Los Angeles quando um Chuck renovado e acompanhado de Nate decidem visitar Serena. Chuck tem uma nova filosofia de vida e diz "sim" para tudo, até mesmo para situações de vida ou morte. Serena começa a trabalhar em um set de filmagens de um filme e é lhe oferecido um emprego para continuar no trabalho. Nate começa um romance com uma mulher mais velha, Diana Payne, que tem um interesse maior em ficar com Nate: se aproximar de todos para criar um novo site de fofocas, o NYSpectator que iria destruir a Gossip Girl de uma vez por todas. De volta a Nova Iorque, Dan descobre que Vanessa roubou e publicou um capítulo do seu livro secreto e Blair continua a planejar seu casamento com Louis e ela descobre que está grávida. Durante vários episódios, Blair tenta negar que está grávida e tenta descobrir quem é o pai verdadeiro – Louis ou Chuck. Mas, em resultado de um acidente de carro grave, Blair perde seu bebê e Chuck quase morre, como promessa à Deus por ter salvado a vida de Chuck, Blair se casa com Louis no episódio 100 da série.

Georgina também aparece no episódio 100 causando grandes conflitos, ela tenta arruinar o casamento de Blair como vingança por todas as coisas que Blair fez para ela, hackeia o site da Gossip Girl e fica no comando dele por dias. Ela tenta arruinar a festa do dia dos namorados de Nate e posta uma foto de Blair e Dan se beijando, causando uma grande confusão na amizade entre Blair e Serena e um grande incômodo a Chuck. No episódio "The Princess Dowry", Georgina faz um acordo com Blair, dizendo que vai livrá-la de seu casamento infeliz com o príncipe Louis. Georgina passa o bastão da Gossip Girl para Serena, que se torna a Gossip Girl 3.0. Serena sempre foi contra o site de fofocas, mas promete ser uma versão diferente, o que não acontece já que ela trai seus amigos, roubando várias páginas do diário secreto de Blair e difamando sua prima Charlie/Lola. Com a ajuda de Nate e Charlie/Lola, a Gossip Girl consegue seu site de volta.

A temporada também foca na construção do novo site de fofocas de Nate e Diana, o NYSpectator, na amizade que logo se torna um romance entre Blair e Dan, na busca de Chuck pela sua mãe e que logo descobre que Bart ainda está vivo e ainda na morte de CeCe Rhodes causando um grande efeito sob a vida de Lily, já que CeCe deixa toda a sua fortuna para Ivy Dickens. Ivy expulsa Lily e Rufus do seu apartamento e controla tudo. No final, Lily recupera a fortuna de sua mãe e, com a ajuda de Ivy, coloca sua irmã Carol na cadeia. Ivy ganhou um cheque por isso, mas o rasga, já que o que mais queria era uma verdadeira família como as dos Rhodes/Van der Woodsen e no final, com o dinheiro e ajuda de Lola, promete se vingar de Lily. No final da temporada, Blair tem que fazer uma escolha entre Dan e Chuck e Lily entre Rufus e Bart. Lily se separa de Rufus e vai morar novamente com Bart. Serena fica obcecada em ter Dan de volta, após transar com ele e trair sua melhor amiga novamente, além de perder todos com quem se importa, ela é vista deixando a cidade com um estranho voltando ao mundo das drogas. Dan decide escrever um novo livro sobre o Upper East Side com a ajuda de Georgina. A temporada termina em Mônaco, com Blair dizendo a Chuck que vai lutar por ele.

Sexta temporada (2012)

No dia 11 de maio de 2012, foi anunciado que Gossip Girl iria retornar para uma sexta e última temporada. A sexta temporada começa com os Upper East Siders trabalhando juntos para se acharem. Serena saiu de cena, fora até do alcance da Gossip Girl. Seus amigos temem o pior e esperam o melhor para ela, mas não conseguem imaginar onde poderiam encontrá-la. Enquanto isso, Blair ofereceu seu coração a Chuck, mas o seu amor é suficiente para ajudá-lo a conquistar o Empire? Lonely Boy Dan escreveu um novo livro que promete causar ainda mais confusão que o primeiro, e dessa vez não tem vontade de permanecer anônimo. Nate está determinado a finalmente revelar a identidade de Gossip Girl, para poder engrandecer o The Spectator e ele mesmo. Lily e Rufus se desentendem quando Rufus começa um romance com Ivy que está cada vez mais determinada a derrubar Lily e sua família. Em qualquer outro lugar seria muito drama para lidar, mas isso é o Upper East Side. E quando Bart Bass, Jack Bass e Georgina Sparks aparecem para fazer o inferno, é uma luta para o espetacular final da série. Quem ficará por cima?

No dia 17 de dezembro de 2012 a série transmitiu seu último episódio nos Estados Unidos. A atriz Kristen Bell, a narradora da série durante todas as seis temporadas fez uma participação como ela mesma (mas não foi revelada como a Gossip Girl). O episódio ficou dividido, nos primeiros 25 minutos focou principalmente na fuga de Blair e Chuck da polícia e finalmente no casamento dos dois, depois de 6 anos de um romance quente, e nos outros 15 minutos focou na revelação da identidade da Gossip Girl. Nos momentos finais do episódio, foi mostrada a vida dos personagens 5 anos depois onde mostra que Chuck e Blair tiveram um filho, Henry Bass; Blair continua a comandar sua empresa multimilionária; Nate comanda com sucesso o NY Spectator e segundo os rumores pode se candidatar a prefeito de Nova Iorque; Georgina e Jack Bass começam um romance; Lily e Rufus terminam como amigos intimos e Lily fica com William, seu ex-marido e pai de Serena e Eric, e Rufus com a cantora Lisa Loeb que apareceu na primeira temporada; Jenny desenha uma linha (J for Waldorf) de roupas para a empresa de Blair;Dorota continua trabalhando para Blair; Ivy escreve uma autobiográfia a qual vira um filme estrelado por Lola/Charlie e Olivia, contando sua experiência na vida glamurosa da elite de Manhattan. A série termina com o casamento de Serena e Dan. É uma pequena cerimônia na casa de Blair e Chuck, onde estão os convidados Jenny, Eric, Lily, William, Rufus, Lisa, Nate, Dorota, Jack e Georgina. Durante o episódio final, é revelado que o Blog Gossip Girl foi criado e comandado por Dan Humphrey, até quando o mesmo desistiu de comandá-lo na noite do acidente de Blair e Chuck, e quando voltou ao controle depois de Serena devolvê-lo. Na cena final, é mostrada uma nova geração de Blairs, Serenas, Chucks, Nates e Dans, além de uma nova Gossip Girl que promete novamente nunca revelar sua identidade.

Então de qual qual versão gostaram se indentificam melhor?

domingo, 11 de julho de 2021

Trilema Digital: As três grandes tendências que vão afetar sua vida e seus negócios - Walter Longo


A tecnologia existe para simplificar nossa vida, agilizar nosso cotidiano, mas se queremos extrair todo seu potencial, precisamos fazer uma análise integral de seu uso.São tempos estranhos estes em que vivemos. Antigamente, os sábios tinham certezas e os ignorantes tinham dúvidas. Agora, estamos assistindo ao inverso disso: quanto mais conhecimento, mais dúvidas; e, quanto mais ignorância, mais certezas. Em algumas práticas terapêuticas, há o entendimento, figurativo, de que o medo habita uma caverna escura e fechada nas pessoas. A única forma possível de retirá-lo dali é deixar a luz e o vento entrarem na caverna. A claridade e a renovação do ar no ambiente fazem esse medo desaparecer. Portanto, vamos iluminar este Trilema Digital, para termos a chance de restringir os seus aspectos negativos em nossas vidas e reforçar os positivos.O primeiro passo começa aqui. O mundo digital propicia uma condição sem precedentes em nossa história. Esse fenômeno gera comportamentos que causa mudanças profundas na sociedade.O trilema digital traz uma análise meticulosa e necessária dos novos paradigmas sociais resultantes da revolução tecnológica. Especialista no uso da tecnologia na sociedade, Walter Longo sintetiza esses fenômenos sociais em três tendências:A exteligencia, tribalismo e compartilhamento aos efeitos causados pelo trilema digital estão presentes no desejo impulsivo de aprender de forma rápida e rasa um termo ouvido pela primeira vez, utilizando apenas alguns cliques; no isolamento de ideias decorrente de feeds que propagam apenas informações agradáveis ao indivíduo que o acessa; e na estigmatização do consumo, capaz de colapsar as economias emergentes. Ao se debruçar para entender as transformações do mundo e transpor esse conhecimento para o contexto do nosso país, Longo apresenta um desafio complexo ― e uma perspectiva otimista ― em relação a este novo mundo, transformado e mediado pela tecnologia.

Sobre o Autor

WALTER LONGO é publicitário e administrador de empresas, com pós-graduação pela Universidade da Califórnia e especialização pela Singularity University. Ao longo de seus mais de 40 anos de carreira profissional, tornou-se especialista na relação entre comunicação e inovação, bem como no uso da tecnologia na sociedade. É empreendedor digital, palestrante internacional e sócio-diretor da Unimark Comunicação. Como executivo, comandou grandes empresas brasileiras. Foi presidente do Grupo Abril e mentor de estratégia e inovação do Grupo Newcomm — holdingde comunicação do Grupo WPP, que inclui as agências Young & Rubicam, Wunderman, Grey Brasil e VML. É membro de diversos conselhos empresariais, sócio de empresas digitais, articulista de múltiplas publicações e autor de várias obras que refletem as mídias e sua influência sobre a sociedade. É também influenciador no LinkedIn, com mais de 600 mil seguidores.


domingo, 4 de julho de 2021

Doramar ou a odisseia: Histórias - Itamar Vieira Junior


Quem se deslumbrou com a maestria narrativa de Torto Arado, romance que converteu Itamar Vieira Junior em um dos nomes centrais da nossa literatura contemporânea, vai encontrar neste Doramar ou a Odisseia ainda mais motivos para celebrar a ficção do autor. Num diálogo permanente com nossas questões sociais e a tradição literária brasileira, Itamar enfeixa um conjunto de histórias a um só tempo atuais e calcadas na multiplicidade de culturas que formam o país. Lidas na sequência, atestam a vitalidade de um escritor que encontra uma boa parcela de inspiração em personagens que desafiam os limites que lhes foram impostos e abraçam a existência em toda a sua plenitude.

Resenha

Com seu primeiro romance, Torto Arado (Todavia, 2019), o escritor baiano Itamar Vieira Junior conseguiu um feito raro na literatura brasileira contemporânea. Conciliou o clamor do público, com mais de 165 mil exemplares vendidos, e a exaltação da crítica,além do Jabuti e do Oceanos no ano passado. Agora o autor de 41 anos coloca o sucesso à prova com Doramar ou a Odisseia: Histórias, sua terceira compilação de contos e segundo título publicado por uma grande editora, a Todavia.
São 12 histórias, sete publicadas anteriormente em A Oração do Carrasco (Mondrongo, 2017), finalista do Prêmio Jabuti, que foram retrabalhadas para o lançamento, e mais cinco contos inéditos em livro. Geógrafo e servidor do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Itamar, como em sua obra anterior, aborda temas como a luta agrária, a falta de acesso à cidadania e as mazelas da escravidão, inspirado em suas viagens pelo sertão nordestino, incluindo passagens por comunidades quilombolas.O conto inédito Alma foi baseado em uma história real que o autor escutou durante uma visita a Tijuaçu, no interior da Bahia. A personagem-título deixa o cativeiro durante a escravidão, no século 19, e, como fugitiva, atravessa a pé centenas de quilômetros e uma miríade de paisagens no estado da Bahia até se fixar em uma comunidade no sertão. Já em Oração do Carrasco, agora reeditado, o autor imagina uma sociedade totalitária que, de forma alegórica, remete ao Brasil atual.
Os conflitos, a consistência narrativa e o trabalho de oralidade na linguagem renderam ao autor comparações a Graciliano Ramos (1892-1953), José Lins do Rego (1901-1957) e Guimarães Rosa (1908-1967), escritores regionalistas cuja influência Itamar reconhece. O que lhe parece mais próprio, enquanto um autor homem, é o protagonismo de mulheres empoderadas que sofrem com e combatem o sistema de opressão de nossa sociedade patriarcal. "Isso tem uma relação muito forte com a minha família, que tem muitas mulheres nesse embate constante com o patriarcado e o machismo, tendo de assumir suas famílias de maneira solitária, muitas vezes sem a presença dos homens. E algo que eu admirava era a imensa força e coragem que elas tinham para não desanimar", diz Itamar.
Já trabalahando em sua obra sucessora, que promete, formará uma trilogia.

Você podera gostar de: Torto Arado - Itamar Vieira Junior