História
Travis Bickle (De Niro) é um jovem de 26 anos frustrado e alienado do meio-oeste dos Estados Unidos, que alega ter sido recentemente dispensado do Corpo de Fuzileiros Navais. Ele sofre de insônia e consequentemente arranja um emprego como taxista na cidade de Nova Iorque, oferecendo-se para trabalhar no turno da madrugada. Travis passa o seu tempo livre assistindo a filmes pornográficos em cinemas imundos, dirigindo-se sem rumo pela periferia de Manhattan. Também observa Nova York de seu táxi e irrompe com violência contra o que julga ser a escória que contamina a cidade.
Travis é incomodado pelo que considera o declínio moral a seu redor, e quando Iris (Foster), uma prostituta de 12 anos de idade, entra no seu táxi certa noite para fugir de um cafetão. Travis torna-se obcecado em salvá-la, apesar da completa falta de interesse da jovem pela ideia, explicando que estava drogada quando tentou fugir e que o cafetão, Sport, é na verdade uma pessoa gentil e prestável.
Travis é também obcecado por Betsy (Shepherd), que trabalha no comitê eleitoral do senador Palantine, candidato à presidência, cuja campanha promete mudanças sociais drásticas. Ela inicialmente fica intrigada com Travis e, identificando-se com sua própria solidão, concorda em sair com ele. No encontro, entretanto, Travis leva-a a ver um filme pornô, e ela o abandona, perturbada.
Elenco
- Robert De Niro como Travis Bickle
- Cybill Shepherd como Betsy
- Jodie Foster como "Easy" (Iris Steensma)
- Peter Boyle como "Wizard"
- Harvey Keitel como "Sport" (Matthew Higgins)
- Leonard Harris como Senador Charles Palantine
- Albert Brooks como Tom
- Martin Scorsese como passageiro do táxi de Travis
- Victor Argo como dono de mercado
- Steven Prince como "Easy Andy", vendedor ilegal de armas
No rascunho original do roteiro, o roteirista Paul Schrader tinha feito de Sport uma personagem negra. Havia também outros papéis negativos de negros. Scorsese acreditou que isso daria ao filme um viés racista exagerado, então essas personagens foram alteradas para homens brancos, apesar de o filme sugerir que o próprio Travis é racista. O roteiro original de Schrader também fazia o filme se passar em Los Angeles, o que foi alterado posteriormente para Nova York, já que havia muito mais táxis lá do que em Los Angeles na década de 1970.
Quando Bickle determina que vai assassinar o Senador Palantine, ele corta seu cabelo no estilo moicano. Tal detalhe foi sugerido pelo ator Victor Magnotta, amigo de Scorsese, que havia estado na Guerra do Vietnã. No filme, Magnotta teve um pequeno papel como um agente do Serviço Secreto. Mais tarde, Scorsese observaria que "Magnotta falou sobre alguns soldados que iam para a selva. Eles cortavam seus cabelos de um jeito particular; parecia um moicano... e você sabia que eles estavam em uma situação especial, do tipo de comando. Achamos que era uma boa ideia".
Em sua crítica do filme, o crítico de cinema Stephen Hunter sugere que a suposição de que Travis Bickle é um veterano da Guerra do Vietnã pode não estar correta. Hunter alega que o comportamento diante de armas de fogo e que as vestimentas militares da personagem são incongruentes para um veterano de guerra. A teoria de Hunter é que Bickle pode ter adotado essa persona como parte de seus problemas pessoais e psicológicos.
Enquanto se preparava para seu papel como Travis Bickle, Robert De Niro estava filmando 1900, de Bernardo Bertolucci. De acordo com Peter Boyle, ele "terminava de filmar numa sexta-feira em Roma, pegava um avião da Itália para Nova York" - cidade na qual ele obteve uma licença de taxista. Então, ia para uma garagem, onde pegava um táxi real e dirigia por Nova York, devolvendo o veículo antes de retornar para Roma novamente. De Niro também reconheceu que, enquanto preparava o sotaque de Travis, nas folgas da filmagem de 1900, ele ia para uma base militar no norte da Itália e gravava o sotaque de alguns dos presentes no local, já que acreditava que seriam úteis a sua personagem.
A atriz que interpretou a amiga de Iris no filme era uma prostituta de verdade, estudada por Jodie Foster para ajudar a compor seu papel.
Prêmios concedidos
- Cannes – Palme d'Or
- New York Film Critics Circle Award na categoria "Melhor Actor" – (Robert De Niro)
- BAFTA Award na categoria "Melhor Atriz Coadjuvante" – (Jodie Foster)
- BAFTA Award na categoria "Melhor Ator Estreante" – (Jodie Foster)
- BAFTA Award na categoria "Trilha Sonora" – (Bernard Herrmann)
- Indicações
- Oscar na categoria "Melhor Filme"
- Oscar na categoria "Melhor Ator" – (Robert De Niro)
- Oscar na categoria "Melhor Atriz Coadjuvante" – (Jodie Foster)
- Oscar na categoria "Melhor Trilha Sonora" – (Bernard Herrmann)
- BAFTA Award na categoria "Melhor Ator" - (Robert De Niro)
- BAFTA Award na categoria "Direção" – (Martin Scorsese)
- BAFTA Award na categoria "Melhor Edição" – (Marcia Lucas, Tom Rolf, Melvin Shapiro)
- DGA Award na categoria "Melhor Direção em Filme" – (Martin Scorsese)
- Golden Globe na categoria "Melhor Actor - Drama" - (Robert De Niro)
- Golden Globe Award na categoria "Melhor Filme" – (Paul Schrader)
- Grammy Award na categoria "Melhor Roteiro Cinematográfico" – (Bernard Herrmann)
- WGA Award na categoria "Melhor Drama para Cinema" – (Paul Schrader)
Esse é um filmaço! ;-)
ResponderExcluirAh, mudando de assunto, sobre o lance dos mangás que vc comentou no meu blog (http://leandromd.blogspot.com.br/2012/03/aprenda-manga-e-anime-com-material.html), eu acho que depende onde você mora, pode ser fácil encontrar!
Na região central de São Paulo, como na Av.Paulista e da Brigadeiro, acho que ainda é possível encontrar até o número 1...