domingo, 10 de setembro de 2023

O espião e o traidor - Ben Macintyre


Uma trama de traição, duplicidade e coragem que mudou o curso da história.

Seguindo os passos do pai e do irmão, Oleg Gordievsky se tornou oficial da KGB após frequentar as melhores instituições soviéticas. Porém, ao contrário deles, nutria uma secreta aversão pelo regime da URSS.

Ele resolveu assumir seu primeiro posto da inteligência russa em 1966. Em 1974, tornou-se agente duplo do MI6, o serviço de inteligência britânico, e dez anos depois era o homem mais importante da União Soviética em Londres.

Gordievsky ajudou o Ocidente a virar o jogo contra a KGB na Guerra Fria, expondo espiões russos, fornecendo informações de extrema relevância e frustrando incontáveis planos de espionagem. Ele foi fundamental para distensionar a relação com a liderança soviética, que estava cada vez mais paranoica com a possibilidade de um ataque nuclear dos Estados Unidos.

O MI6 tentou ao máximo proteger seu espião, nunca revelando o nome de Oleg para seus colegas da CIA. Só que a agência americana estava determinada a descobrir a identidade da fonte britânica privilegiada.

Essa obsessão acabou condenando Gordievsky: o homem designado para identificá-lo era ninguém menos que Aldrich Ames, que se tornaria famoso por espionar secretamente para os soviéticos. Agora o russo estava em perigo.

Com base em diversas entrevistas com ex-membros do MI6, da KGB e da CIA, Ben Macintyre entremeia a vida de Gordievsky e Ames, apresentando um dos episódios mais extraordinários da espionagem mundial.

Opinião

Imagina um homem que acompanhou acontecimentos como: a construção do Muro de Berlim e o ataque da União Soviética à Tchecoslováquia, e que nutria uma secreta aversão pelo regime da URSS.

Gordievsky ajudou o Ocidente com informações valiosas, expondo espiões russos, correndo riscos que nem sua família tinha conhecimento. 

Uma vida dupla repleta de coragem, tensão e articulações.Mesmo com todo cuidado e proteção do MI6, Oleg passou a correr mais riscos, principalmente quando um agente da CIA chamado Aldrich Ames, passou a espionar secretamente para os soviéticos e teria desmascarado o russo.

Adivinhem por qual motivação? Dinheiro.

Ler esse livro fez-me compreender bastante sobre a Guerra Fria, os conflitos, os interesses, algumas questões políticas e a ganância do ser humano. 

Atualmente passamos por uma situação mundial delicada, onde mais uma vez os olhos estão atentos à Rússia. 

E infelizmente, cada país que envolve-se nessa “briga”, é exclusivamente para defender seus interesses políticos e econômicos. Verdade seja dita!
Gostei e recomendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ola pessoal, espero por suas opniões.
comentem!