domingo, 25 de outubro de 2020

Vida Após Suicídio - Jennifer Ashton, M.D

Um suicídio ocorre a cada 40 segundos no mundo, e outras 20 tentativas ocorrem para cada caso, diz a Organização Mundial da Saúde. Dos números totais de mortos, 90% dos casos poderiam ter sido evitados.

O suicídio é um fenômeno devastador que afeta milhões de pessoas. É relatado em todas as faixas etárias e representa hoje a segunda causa de mortes entre adolescentes e adultos jovens dos 15 aos 29 anos. É um mal silencioso e ao mesmo tempo um trauma pessoal de difícil abordagem, pois o tabu social, o preconceito e a falta de conhecimento sobre o suicídio, e também a depressão, ainda afastam o assunto de nossos pensamentos, conversas e debates em busca de medidas preventivas e educacionais.

Jennifer Ashton, a autora, é médica, mãe e testemunha em primeira mão do impacto do suicídio de um ente querido. Quando seu ex-marido Rob, pai dos seus 2 filhos, se matou em fevereiro de 2017, logo após o divór­cio, seu mundo e de toda sua família foram destruídos. Neste livro emo­cionante sobre a perda pessoal e as etapas da sua recuperação, a Dra. Ashton faz uso da coletividade e do diálogo para elucidar o processo do luto e encontrar a paz após o suicídio. A obra é tanto um livro de memórias quanto um guia prático para ajudar outras pessoas durante uma tragédia parecida. “VIDA APÓS SUICÍDIO” é um olhar honesto e perspicaz de como lidar com a perda de um ente querido e sobre como encontrar a coragem para seguir depois de uma perda inconcebível. O relato de Ashton é uma janela para um mundo o qual todos nós precisamos começar a conhecer, sem vergonha, estigma ou preconceito.

Você poderá ler também: Desvendando o Tabu - Suicídio.

domingo, 18 de outubro de 2020

O Grande Sucessor: o Destino Divinamente Perfeito do Brilhante Camarada Kim Jong Un


Desde que nasceu, em 1984, Kim Jong Un esteve envolto em mitos e propaganda, da mais absurda ― em que supostamente sabia dirigir um carro aos três anos ― às histórias mais sombrias e sangrentas de familiares que morreram por ordens suas. Anna Fifield reconstrói o passado e o presente de Kim com acesso exclusivo a fontes próximas a ele e nos traz uma visão única para explicar a missão dinástica da família Kim na Coreia do Norte. A noção arcaica de governo dessa família de déspotas combina com as dificuldades quase medievais que o país enfrenta sob seu domínio. Poucos achavam que um jovem fanático por basquete, educado na Suíça, nada saudável e sem experiência conseguiria manter de pé um país que deveria ter ruído há muitos anos. Mas Kim Jong Un não apenas sobreviveu, ele prosperou, auxiliado pela aprovação de Donald Trump e pelo bromance mais bizarro da diplomacia.

Cética, mas perspicaz, Fifield cria um retrato cativante do regime político mais estranho e secreto do mundo ― isolado, porém internacionalmente relevante, falido, mas de posse de armas nucleares ― e seu regente, o autoproclamado Amado e Respeitado Líder, Kim Jong Un.


domingo, 11 de outubro de 2020

O Crepúsculo e a Aurora - Ken Follett

 

O crepúsculo e a aurora’ nos leva em uma jornada épica ao fim da Idade das Trevas para contar a história de guerra, rivalidade, amor e ódio que antecede a saga de ‘Os pilares da Terra’ e marca a criação da cidade de Kingsbridge.

Em 997 d.C., a Inglaterra enfrenta ataques dos galeses de um lado e dos vikings do outro. Os homens que estão no poder fazem justiça de acordo com os próprios interesses, ignorando o povo e muitas vezes desafiando o próprio rei. Na falta de uma legislação clara, o caos reina absoluto.

Nesse cenário de selvageria, a vida de três jovens se entrelaça de maneira brutal. Um construtor de barcos vê sua terra ser dilacerada pelos vikings e é forçado a se mudar com a família para um povoado inóspito.

Uma nobre normanda desafia os pais para se casar com o homem que ama e, assim que chega à Inglaterra, se vê envolvida em uma constante e violenta disputa pela autoridade em que qualquer passo em falso pode ser catastrófico.

Um monge sonha em transformar sua humilde abadia em um centro de estudos conhecido na Europa inteira.

Todos eles lutam por um mundo mais justo, próspero e livre. E todos cruzam o caminho de um bispo inteligente e cruel que vai fazer o que for preciso para aumentar sua influência e sua fortuna.

Com uma trama elaborada que une um extenso trabalho de pesquisa histórica a uma criatividade extraordinária, O crepúsculo e a aurora é um presente tanto para os leitores veteranos de Ken Follett quanto para quem deseja conhecê-lo.

Ken Follett tem um grande tema em sua obra, não importa o tempo que ele está retratando ou os fatos históricos em que se baseia: a luta de pessoas comuns por algum tipo de liberdade.” – Maria Fernanda Rodrigues, O Estado de São Paulo

O crepúsculo e a aurora tem de tudo: romance, traição, dados históricos... É o tipo de livro que você não consegue deixar de lado.” – Windy City Reader

Você também poderá gostar de: Coluna de Fogo - Ken Follett.


domingo, 4 de outubro de 2020

Cine Pipoca #018


Olá pensadores, na coluna de hoje selecionei alguns dos melhores longas que assisti do início do semestre até a data atual. Vamos lá!





Você também poderá gostar de: Cine Pipoca #017.