quinta-feira, 5 de março de 2015

Comentando sobre os filmes 'O jogo da imitação' e 'A teoria de tudo'.

No post de hoje vamos falar de dois brilhantes filmes que foram indicados para o Oscar e somente um levou estatueta para casa. Os títulos são: O jogo da imitação e A teoria de tudo.

O jogo da imitação
Conta a história de Alan Turning, e sua máquina.
Como foi descrito no filme Alan desde o colégio não era muito sociável (Obs.: comportamento típico de pessoas dotadas de raciocínio extraordinário). Aos vinte e sete anos foi trabalhar para o governo como matemático, na época da segunda guerra mundial. Nesse período inventou a primeira máquina capaz de decriptar os códigos enviados pelos alemães. Com isso poupou anos de guerras e milhões de vidas. Gerou possibilidades sem precedentes. “Sua invenção era chamada de 'As máquinas de Turning' agora chamamos de computadores”.






A teoria de tudo
“Uma mente brilhante presa dentro de seu próprio corpo”.
Cambrigde, 1963, Jane e Stephen encontram-se pela primeira vez. Logo depois foi descoberta a doença degenerativa 'ELA' (esclerose lateral amiotrófica). Com anos de casados Jane foi de se cansando da situação, dois filhos e mais Stephen que requisitava cuidados especiais. Na época não tinham recursos para ter uma enfermeira, dependiam de favores. Jane ficava sem tempo para concluir a faculdade. Tempos mais tarde Stephen teve que fazer uma traqueostomia, contrataram uma enfermeira a qual ele deu muito bem. O casamento já desgastado não aguentou. Tornaram-se grandes amigos. Hoje eles tem três netos. Stephen aos 72, anos não pretende se aposentar. Seu livro “Uma breve história no tempo” vendeu bilhões de cópias. E Jane conseguiu concluir seu doutorado.

Conclusão
Os dois filmes são uma obra prima do cinema com atuações incríveis, tanto a autobiogrfia de Alan Turning, quanto a biografia de Stephen Hawking do ponto vista de Jane. Grandes cérebros tem dificuldades quase intransponíveis. Precisamos de mais incentivos como estes neste século.

Um comentário:

  1. Fiquei surpreendido a história, muito bom. O interessante é que O jogo da imitação, em princípio, parece-II Guerra Mundial. Tem soldados, tanques, ecos de bombas, a sombra de Hitler. Avanços, percebemos que abrange mais do que um evento histórico. abrangido pela presente de nossas vidas. Alan Turing foi um herói injustamente esquecido. Turing não existiria sem Bill Gates ou Steve Jobs não teria existido. Mesmo algumas lendas atribuído à Apple Turing Wolf.

    ResponderExcluir

Ola pessoal, espero por suas opniões.
comentem!