A história começa com a fundação de Macondo por José Arcadio Buendía e sua esposa, Úrsula Iguarán. Com o passar do tempo, Macondo se transforma de uma aldeia isolada em um próspero e vibrante centro, apenas para declinar novamente em solidão e esquecimento. A narrativa abrange os altos e baixos dessa família, marcada por paixões, tragédias, incestos, guerras, amores intensos e, sobretudo, solidão.
Cada geração dos Buendía repete os mesmos erros, presos em ciclos de comportamentos e destinos que parecem inevitáveis. Elementos fantásticos permeiam o cotidiano dos personagens, como visitas de fantasmas, chuvas de flores amarelas e mulheres que ascendem aos céus.
O livro também aborda questões sociais, políticas e históricas, refletindo as transformações da América Latina ao longo dos séculos. No entanto, o foco principal é a condição humana, representada pelos desejos, fraquezas e esperanças da família Buendía.
Ao final, a cidade de Macondo e os Buendía desaparecem, encerrando o ciclo de cem anos de glória e decadência. A obra conclui que o destino da família estava escrito desde o princípio, e a solidão é o legado final.
A obra repleta de simbolismos, lirismo e uma profunda reflexão sobre a vida, a morte e o tempo.Publicado em 1967, o livro do ganhador do Prêmio Nobel de Literatura Gabriel García Márquez segue as gerações da família Buendía ao longa da fundação da cidade de Macondo e diversos acontecimentos, usando o gênero de realismo fantástico para a obra que é um dos maiores lançamentos literários do século 20.
A Série
Com sete gerações e quase 30 pessoas na família Buendía, a Netflix fez uma escolha acertada ao tratar a história de maneira linear para que o público consiga acompanhar os personagens e o desenvolvimento de Macondo. No livro, Márquez usa de forma genial saltos temporais e a estrutura narrativa para detalhar as crônicas da família, mas a mudança para a adaptação consegue dar o tom para que a história seja entendida e acompanhada sem precisar consultar a árvore genealógica constantemente.
Dessa forma, o público consegue acompanhar cronologicamente os acontecimentos da família, desde a saída de Úrsula e José Arcádio de sua vila e a busca até Macondo. Um ponto abordado é até o fantasma de Prudencio Aguilar, que Arcádio matou durante uma rinha de galos. Além disso, o seriado utiliza o narrador para que os elementos literários sejam levados ao audiovisual. Como disse a consultora de roteiro María Camila Arias, “o narrador vai para onde as imagens não conseguem chegar, mas a literatura consegue”.
Ao abrir a série com a mesma frase que abre as páginas do livro:
“Muitos anos depois, diante do pelotão de fuzilamento, o coronel Aureliano Buendía havia de recordar aquela tarde remota em que seu pai o levou para conhecer o gelo”.
Um livro que utiliza artifícios literários de forma bem construída é um desafio para virar filme, série ou até peça de teatro. Resumir as páginas – que na edição brasileira publicada pela Editora Record são 432 – que abordam tantos personagens e acontecimentos é um desafio que pode ser facilmente fadado ao erro. Por isso a resistência de Gabo e de sua família em deixar que a obra fosse adaptada.
Segundo material divulgado pela Netflix, Rodrigo García, filho de García Márquez, reforçou que o pai costumava dizer que “se fosse possível filmar ‘Cem Anos de Solidão’ em várias horas, em espanhol e na Colômbia, talvez ele considerasse a ideia”.
Houve um enorme processo de pesquisa por parte da equipe e dos diferentes departamentos para abordar de forma crível o período, os conflitos e etapas que o romance possui. Pessoalmente, isso significou abordar a obra também através da história colombiana. Acho que os colombianos tendem a ignorar grande parte da nossa história. Infelizmente, não somos como outras culturas latino-americanas que conhecem muito bem a sua história. Explicou Laura Mora - uma das diretoras.
A série têm 16 episódios no total, divida em duas partes. Conta com a direção de Alex Garcia López e Laura Mora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ola pessoal, espero por suas opniões.
comentem!