domingo, 27 de agosto de 2023

Nação Dopamina - Dra. Anna Lembke


Este livro é sobre bem estar. É também sobre sofrimento. Mas mais importante, é um livro que trata de como encontrar o delicado equilíbrio entre os dois, e por que hoje em dia, mais do que nunca, encontrar o equilíbrio é essencial. Estamos vivendo em uma época de excessos, de acesso sem precedentes a estímulos de alta recompensa e alta dopamina: drogas, comida, notícias, jogos, compras, redes sociais. A variedade e a potência desses estímulos são impressionantes – assim como seu poder viciante. Nossos telefones celulares oferecem dopamina digital 24 horas por dia, 7 dias por semana, para uma sociedade ao mesmo tempo conectada e alheia do que acontece ao redor. Estamos todos vulneráveis ao consumo excessivo e à compulsão.

Em Nação dopamina, Dra. Anna Lembke, psiquiatra e professora da Escola de Medicina da renomada Universidade Stanford, explora as novas e empolgantes descobertas científicas que explicam por que a busca incansável do prazer gera mais sofrimento do que felicidade – e o que podemos fazer a respeito.

Traduzindo a complexidade da neurociência para metáforas fáceis de entender, a Dra. Anna mostra que o caminho para manter a dopamina sob controle é encontrar contentamento nas pequenas coisas e nos conectar com as pessoas queridas. Como prova disso, a autora compartilha diversas experiências vividas por seus pacientes em trechos muito emocionantes. São histórias fascinantes de sofrimento e redenção que nos dão a esperança de que é possível transformar a nossa vida. Nestas páginas, Nação dopamina mostra que o segredo para encontrar o equilíbrio é combinar a ciência do desejo com a sabedoria da recuperação.

"Anna Lembke compreende profundamente algo que percebo com frequência nos meus pacientes: a conexão entre os vícios modernos e nosso cérebro primitivo. As histórias das pessoas que ela ajudou a encontrar um equilíbrio saudável entre prazer e dor têm o poder de transformar a nossa vida." - Lori Gottlieb, autora do best-seller do NY Times Talvez você deva conversar com alguém.

"Quando a gente acha que já sabe tudo o que precisava saber sobre a crise dos vícios, vem a Dra. Anna Lembke com seu segundo livro brilhante sobre o assunto – este não sobre uma droga, mas sobre o produto químico mais poderoso de todos: a dopamina, que governa os centros de dor e bem estar da nossa mente. Em uma era de consumo excessivo e gratificação instantânea, Nação dopamina explica o preço pessoal e social de ser governado pela próxima dose – e como gerenciá-la. Não importa qual seja o exagero – internet, comida, trabalho, sexo -, este livro é fascinante, assustador e convincente. Lembke combina histórias de pacientes com pesquisa, em uma voz tão empática quanto lúcida." - Beth Macy, autora do bestseller do New York Times Dopesick

"Todos nós desejamos uma pausa na rotina e nas coisas que nos incomodam. E se, em vez de tentar escapar, aprendermos a alcançar uma harmonia pacífica com nós mesmos e com as pessoas com quem compartilhamos a vida? Lembke escreveu um livro que muda radicalmente a maneira como pensamos sobre doença mental, prazer, dor, recompensa e estresse. Abrace este livro. Você vai ficar feliz por isso." - Daniel Levitin, autor do best-seller do bestseller do New York Times A mente organizada

Sobre a autora


Anna Lembke é professora de Psiquiatria e Medicina de Adicção na Stanford University School of Medicine, e chefe da Stanford Addiction Medicine Dual Diagnosis Clinic. Foi ganhadora de inúmeros prêmios pela excepcional pesquisa em doença mental, pela excelência no ensino, e por inovação clínica em tratamento. Acadêmica em medicina, publicou mais de 100 estudos revisados por pares, capítulos de livros, e comentários em prestigiosos meios, tais como o New England Journal of Medicine e o Journal of the American Medical Association. É autora de um livro sobre a epidemia de prescrição de remédios: Drug Dealer, MD: How Doctors Were Duped, Patients Got Hooked, and Why It’ So Hard to Stop. Faz parte do conselho de várias organizações estaduais e nacionais voltadas para adicção, testemunhou em vários comitês na Camara dos Deputados e nos Senado dos Estados Unidos, mantém uma ativa agenda de palestras, e exerce uma prática clínica de sucesso.

domingo, 20 de agosto de 2023

Ela se tornou o Sol - Shelley Parker-Chan


Uma história emocionante sobre ascensão ao poder, destino, traições e os sangrentos começos e finais de dinastias.

Em um vilarejo assolado pela fome numa planície amarelada e poeirenta, duas crianças recebem dois destinos. O garoto recebe a grandeza. A garota, o nada…

Em 1345, a China sofre sob o domínio mongol. Para os camponeses esfomeados das Planícies Centrais, a grandeza é algo que só se encontra em histórias. Quando Zhu Chongba, o oitavo filho da família Zhu, recebe um destino de grandeza, todos ficam intrigados; como acontecerá? O destino vazio recebido pela sagaz e habilidosa segunda filha, por outro lado, é o que já esperavam.

Quando o vilarejo é atacado por bandidos e as duas crianças se tornam órfãs, é Zhu Chongba quem sucumbe à dor e morre. Desesperada para escapar da própria morte predestinada, a garota usa a identidade do irmão para viver num monastério como um jovem noviço. Lá, impulsionada pelo desejo ardente de sobreviver, Zhu aprende que é capaz de fazer o que for preciso, não importa o quanto seja cruel, para continuar escondida de seu destino.

Depois que o monastério é destruído por apoiar a revolta contra o domínio mongol, Zhu aproveita a oportunidade para conquistar um outro futuro completamente diferente: a grandeza abandonada pelo irmão.

Zhu fará o que for preciso para possuir o Mandato do Céu.

A ascensão do imperador fundador da dinastia Ming reimaginada. - Shelley Parker-Chan.

Sobre a autora

Shelley Parker-Chan é uma ex-diplomata asiática-australiana e consultora de desenvolvimento internacional que passou quase uma década trabalhando em direitos humanos, igualdade de gênero e direitos LGBTQIA+ no Sudeste Asiático. Batizada com o nome do poeta romântico, ela foi criada com uma dieta constante de mitos gregos, lendas arturianas e contos chineses de sofrimento e romance trágico. Seu romance de estreia Ela Se Tornou o Sol deve mais do que um pouco aos três estilos. Em 2017, ela foi premiada com uma bolsa (Tiptree) por um trabalho de narrativa especulativa que expande nossa compreensão de gênero. Atualmente vive em Melbourne, Austrália, com sua família.

domingo, 13 de agosto de 2023

Oppenheimer - O triunfo e a tragédia do Prometeu americano.

 


Vencedora do Pulitzer, obra que baseou novo filme de Christopher Nolan é um retrato vívido e completo do homem que criou a bomba atômica

Oppenheimer é a primeira biografia completa do “pai da bomba atômica”. J. Robert Oppenheimer foi o brilhante e carismático físico que liderou os esforços para desenvolver uma arma nuclear em favor de seu país durante a guerra. Logo após o bombardeamento de Hiroshima, tornou-se o cientista mais famoso de sua geração ― uma das figuras icônicas do século XX, a personificação do homem moderno que enfrenta as consequências do progresso científico.

No entanto, Oppenheimer em seguida se opôs ao uso de bombas nucleares e, em especial, da bomba de hidrogênio. Na hoje quase esquecida histeria do início dos anos 1950, as ideias dele contrariaram poderosos defensores de um avanço nuclear maciço, e, como consequência, foi considerado indigno de confiança para lidar com os segredos do governo dos Estados Unidos.

Este livro narra a vida de Oppenheimer em detalhes reveladores e sem precedentes. Construído após numerosas pesquisas, baseou-se em milhares de registros e cartas encontrados em arquivos nos Estados Unidos e no exterior, em extensos relatórios do FBI e em cerca de uma centena de entrevistas com amigos, parentes e colegas de Oppie. Ao longo das páginas, acompanhamos os primeiros anos escolares dele; a ida para Berkeley, Califórnia, onde estabeleceu, durante a década de 1930, a principal escola norte-americana de física teórica e se envolveu profundamente com causas de justiça social e muitos adeptos do comunismo; o período em Los Alamos, Novo México, onde transformou um ermo planalto escarpado no laboratório de armas nucleares mais potente do mundo ― e onde ele próprio foi transformado.

Oppenheimer é uma rica evocação dos Estados Unidos de meados do século XX, um retrato novo e atraente de um homem notável, ambicioso, complexo e imperfeito cuja história conecta-se profundamente aos principais acontecimentos de seu tempo: a Depressão, a Segunda Guerra Mundial e a Guerra Fria. Uma perfeita combinação de biografia e história, é um livro essencial para compreendermos nosso passado recente ― e as escolhas que temos com relação ao futuro.

Autores

Kai Bird é autor de The Chairman: John J. McCloy and The Making of the American Establishment e The Color of Truth: McGeorge Bundy and William Bundy, Brothers in Arms. Com Lawrence Lifschultz, é ainda o organizador de Hiroshima’s Shadow: Writings on the Denial of History and the Smithsonian Controversy. Editor da revista The Nation, vive em Washington com a esposa e o filho.

Martin J. Sherwin foi professor de inglês e história americana na Universidade Tufts e publicou também A World Destroyed: Hiroshima and Its Legacies, vencedor do prêmio Stuart L. Bernath e do American History Book Prize.

domingo, 6 de agosto de 2023

Vietnã: Uma tragédia épica 1945-1975 - Max Hastings



Um dos conflitos armados mais emblemáticos da história moderna e uma consequência da polarização criada pela Guerra Fria, a Guerra do Vietnã resultou em 3 milhões de mortes estimadas. Dividido entre o norte ― apoiado pela União Soviética ― e o sul ― de aliados anticomunistas, como Estados Unidos e Austrália ―, o país teve sua unidade nacional em xeque durante três décadas. Mas, embora muitos pensem nessa guerra como um evento trágico para os norte-americanos, o jornalista e historiador Max Hastings o remonta como uma épica tragédia vietnamita, em que o lado vitorioso também saiu perdedor: cada baixa no exército ianque representava a morte de quarenta vietnamitas.

Dando voz a uma vasta gama de personagens reais, Hastings questiona se algum dos lados merecia mesmo ter saído vencedor. Fruto de anos de pesquisa, baseado em memórias e num imenso volume de documentos, Vietnã é um livro essencial ao descrever elementos que podem estar no centro de muitos conflitos atuais e futuros.

O relato mais detalhado, original e humano de um conflito de proporções épicas e resultados catastróficos. Mais de oitocentas páginas fatos históricos.