O Mundo de Sofia é um livro sobre a história da filosofia escrito pelo norueguês Jostein Gaarder. Sua primeira edição foi lançada em 1991, chegando ao Brasil quatro anos depois.
Gaarder nos apresenta um romance ficcional sobre uma garota chamada Sofia que, aos poucos, passa a refletir sobre grandes mistérios existenciais. Essas questões chegam até ela através de um professor que a inicia nos estudos filosóficos.
Assim, o autor consegue combinar ficção com uma escrita pedagógica sobre a trajetória do pensamento filosófico do Ocidente desde a antiguidade até a contemporaneidade.
Sinopse
Às vésperas de seu aniversário de quinze anos, Sofia Amundsen começa a receber bilhetes e cartões-postais bastante estranhos. Os bilhetes são anônimos e perguntam a Sofia quem é ela e de onde vem o mundo. Os postais são enviados do Líbano, por um major desconhecido, para uma certa Hilde Moller Knag, garota a quem Sofia também não conhece.O mistério dos bilhetes e dos postais é o ponto de partida deste romance fascinante, que vem conquistando milhões de leitores em todos os países. De capítulo em capítulo, de “lição” em “lição”, o leitor é convidado a percorrer toda a história da filosofia ocidental, ao mesmo tempo que se vê envolvido por um thriller que toma um rumo surpreendente.
Filme O Mundo de Sofia
Erik Gustavson é o diretor da adaptação cinematográfica do romance. O filme foi lançado em 1999 e foi mais exibido na Noruega, não chegando a ter muito reconhecimento em outros países.
Por anos, boatos sobre Kya Clark, a “Menina do Brejo”, assombraram Barkley Cove, uma calma cidade costeira da Carolina do Norte. Ela, no entanto, não é o que todos dizem. Sensata e inteligente, Kya sobreviveu por anos sozinha no pântano que chama de lar, tendo as gaivotas como amigas e a areia como professora. Abandonada pela mãe, que não conseguiu suportar o marido abusivo e alcoólatra, e depois pelos irmãos, a menina viveu algum tempo na companhia negligente e por vezes brutal do pai, que acabou também por deixá-la.Anos depois, quando dois jovens da cidade ficam intrigados com sua beleza selvagem, Kya se permite experimentar uma nova vida — até que o impensável acontece e um deles é encontrado morto.Ao mesmo tempo uma ode à natureza, um emocionante romance de formação e uma surpreendente história de mistério, Um lugar bem longe daqui relembra que somos moldados pela criança que fomos um dia e que estamos todos sujeitos à beleza e à violência dos segredos que a natureza guarda.A obra foi incluída no clube de livros de Reese Witherspoon, que posteriormente adquiriu os direitos de adaptação cinematográfica e vai produzir o filme com a Fox 2000.
Fenômeno editorial, com mais de 2 milhões de cópias vendidas, Um lugar bem longe daqui figura nas listas de best-sellers dos Estados Unidos desde seu lançamento original, em agosto de 2018.
É uma série de televisão americana de suspense psicológico desenvolvida por Greg Berlanti e Sera Gamble.A série é baseada no romance de 2014 de mesmo nome de Caroline Kepnes. Estreou na Lifetime em 2018, logo depois foi Netflix como série original da segunada temporada em diante.
Premissa
A primeira temporada conta a história de Joseph Goldberg (Joe), gerente de uma livraria em Nova York, que ao conhecer uma de suas clientes, Guinevere Beck (chamada apenas de "Beck"), uma aspirante escritora, se apaixona por ela. Ele alimenta sua obsessão tóxica usando redes sociais e outras tecnologias para rastrear a presença dela e remover quaisquer obstáculos no seu romance.
Na segunda temporada, Joe Goldberg se muda de Nova York para Los Angeles, afim de escapar de seu passado e começar uma nova vida com uma nova identidade. Quando ele conhece a ávida chef, Love Quinn, Joe começa a cair em seus velhos padrões de obsessão e violência. Enquanto Joe tenta forjar um novo amor na Cidade dos Anjos, ele se esforça para fazer seu relacionamento com Love ter sucesso a todo custo, para evitar o destino de seus empreendimentos românticos anteriores.
Depois de descorbri sobre a gravidez de Love, Joe decide manter seu relacionamento com ela e se mudar para um lugar calmo e tranquilo na expectativa de criar seu filho e ter uma família de verdade. Mas tudo é colocado em risco quando Joe desenvolve um novo interesse obssessivo por sua vizinha Natalie. Mas Love está decidida a proteger a qualquer custo o estranho relacionamento que construiu com Joe.
A netflix já renovou a série para a quarta tempora.
Agora um pouco de Spoilers e possíveis rumos que YOU pode tomar. Veja!
Virginia Woolf passava as férias de verão, até os treze anos, na casa de praia da família em St Ives, na Cornualha, numa baía de onde se avistava o farol da ilha de Godrevy. Esses verões à beira-mar ficaram para sempre na sua memória.
Sua amada mãe, Julia Stephen, renomada por sua beleza, morreu quando Virginia tinha treze anos. Ela teve aí o primeiro dos colapsos nervosos que a atormentariam pelo resto da vida.
Com o pai, Leslie Stephen, historiador e alpinista, Virginia mantinha uma relação ambígua. Ele era, nas suas próprias palavras, “espartano, ascético, puritano”. Mas também podia ser muito carinhoso para com os filhos. E foi pela leitura dos livros de sua biblioteca que Virginia, que nunca frequentou escola nem universidade, obteve toda a sua educação.
Ao Farol é a transposição artística da memória dos verões passados em St Ives e da relação com os pais. Mas um romance, se bem concebido, nunca é um relato autobiográfico. Tal como no sonho freudiano, a artista procede por condensações, deslocamentos, deformações.
O Sr. Ramsay não é Leslie Stephen. A Sra. Ramsay não é Julia Stephen. A pintora Lily Briscoe não é Virginia Woolf. E a Ilha de Skye, na Escócia, não é, obviamente, a baía de St Ives, na Inglaterra.
E uma obra literária, poesia ou ficção, não é feita dos atos e eventos banais que constituem o material da vida cotidiana. Mas de revelações, de visões, de epifanias. A artista é uma vidente. Ela vê o que não vemos. E o ato artístico supremo consiste em transformar visões em palavras, em frases, em verbo.
Em Ao Farol, as visões, os sons, as cores da infância de Virginia se transformam em imagens literárias, em sonoridades verbais, em coloridos estilísticos. Ela exerce aí, com virtuosidade invulgar, o privilégio supremo da verdadeira artista.
Com sorte, teremos, ao lê-lo, as nossas próprias visões, desfrutando, assim, ainda que modesta e brevemente, do precioso dom da vidência. Não se pode querer mais.
Sobre a autora
Adeline Virginia Woolf, nasceu em 25 de janeiro de 1882. Foi foi uma escritora, ensaísta e editora britânica. Estreou-se na literatura em 1915 com o romance The Voyage Out, que abriu o caminho para a sua carreira como escritora e uma série de obras notáveis. Woolf foi membro do Grupo de Bloomsbury e desempenhou um papel de significância dentro da sociedade literária londrina durante o período entre guerras.
Seus trabalhos mais famosos incluem os romances Mrs. Dalloway (1925), To the Lighthouse (1927), Orlando: A Biography (1928). No final dos anos 1920, tornou-se uma escritora de sucesso e foi reconhecida internacionalmente. Contudo seu trabalho no esquecimento na Segunda Guerra. Décadas depois estudos sobre Woolf ganharam novo fôlego.
Virginia teve várias crises depresivas ao longo de sua vida. Em 1941, não suportou, deixou um bilhete de despedida para seu marido e cometeu suicídio.
Woolf é considerada uma das mais importantes escritoras do modernismo clássico ao lado de Gertrude Stein.
Virginia Woolf, em seus devaneios consegui atinguir até hoje o âmago da alma do ser.
Olá pessoal, no post de hoje selecionei algumas séries para maratonar. Vamos lá!
The Witcher
O mutante Geralt de Rívia é um caçador de monstros que luta para encontrar seu lugar num mundo onde as pessoas muitas vezes são mais perversas que as criaturas selvagens.
YOU
A primeira temporada conta a história de Joseph Goldberg (apelidado como "Joe"), gerente de uma livraria em Nova York, que ao conhecer uma de suas clientes, Guinevere Beck (chamada apenas de "Beck"), uma aspirante escritora, se apaixona por ela. Ele alimenta sua obsessão tóxica usando redes sociais e outras tecnologias para rastrear a presença dela e remover quaisquer obstáculos no seu romance.
Transplant
Um médico sírio do serviço de urgências que se viu forçado a deixar a sua terra natal e emigrar para o Canadá terá de ultrapassar numerosos obstáculos para retomar a sua carreira no mundo exigente da emergência médica.
Dark
A série se passa na cidade fictícia de Winden, na Alemanha, que sofre o impacto do desaparecimento de uma criança, que expõe os segredos e as conexões ocultas entre quatro famílias locais, enquanto elas lentamente desvendam uma sinistra conspiração de viagem no tempo que abrange várias gerações. Ao longo da série, Dark explora as implicações existenciais do tempo e seus efeitos sobre a natureza humana.
Mr. Robot
Mr. Robot é um suspense tecnológico que acompanha Elliot (Rami Malek), um jovem programador que trabalha como engenheiro de segurança cibernética durante dia e como hacker justiceiro a noite. Mas quando o misterioso líder de um grupo hacker o recruta para destruir a firma que ele é pago para proteger, Elliot deve tomar uma grande decisão.
Luis Miguel
Esta série retrata a vida do cantor mexicano Luis Miguel, e a desestruturação de sua famíla. Cantor encantou milhares de fãs pelo mundo.
13 Reason Why (13 porques)
Hannah Baker se suicida, deixando 7 fitas onde enumera 13 razões que a levaram à morte. Clay, seu colega de trabalho e de turma, recebe uma encomenda no correio e começa a escutar as gravações.
Junto com Clay, o público vai descobrindo as situações que Hannah enfrentava desde que chegou na cidade. Depois da sua morte, as pessoas que estão listadas entre os culpados recebem as fitas e ficam conhecendo todos os ângulos da história de Hannah. Deste modo, compreendem o papel que tiveram na sua decisão de cometer o suicídio.
Abordando assuntos polêmicos que afetam muitos jovens como depressão, bullying, isolamento, abuso sexual e suicídio, a série foi um sucesso imediato, conquistando a atenção de público por todo o mundo.
Countdown: Inspiration4 Mission To Space
Série/documentário que mostra os preparativos e a viagem ao espaço de quarto civis pela Spacex.
Sombras e Ossos
Baseada no livro homônimo de Leigh Bardugo, Sombra e Ossos conta a história do Reino de Ravka, que, há milênios, se encontra dividido em dois por uma tenebrosa barreira. Nesse mundo não muito diferente da Rússia imperial, vive Alina Starkov (Jessie Mei Li), uma órfã que foi recrutada pelo Primeiro Exército do czar para acompanhar os Grishas, figuras mágicas responsáveis por combater as forças malignas. Para vencer a guerra contra o mal e unir seu país, a jovem vai aprender a controlar seus poderes e a confiar em si mesma.
Ozark
Marty, um consultor financeiro que se muda para os arredores do lago de Ozark com sua esposa Wendy (Laura Linney), lá eles descobrem um lado sombrio e selvagem do capitalismo.