terça-feira, 30 de junho de 2015

A Leituta Nossa De Cada Dia - Como conseguir um espaço estiloso para praticar a leitura e outros fins.

A leitura lhe permite viajar sem sair do lugar. Conhecer pessoas (ou personagens), outros países, viver histórias como se fossem suas, enfim, mergulhar em novos mundos. Como já é tradicional nesta época do ano, está para começar a Festa Literária Internacional de Paraty, a Flip, o maior maior no setor no país. O homenageado desta edição é o escritor e poeta – entre outros tantos atributos – Mário de Andrade. De 1º a 5 de julho, a cidade do litoral Sul Fluminense estará a mil, com mais de 200 eventos acontecendo, entre debates, exposições, oficinas e shows. Um clima contagiante para os amantes da literatura.
Mas, e depois, da feira já pensou onde colocar os novos exemplares? Considerando que livros são preciosidades e que merecem ser guardados como tal – com destaque e toda pompa possível – selecionamos alguns para inspirar quem ama ler. Um deles é da designer de interiores Anna Malta, em parceria com a arquiteta Andrea Duarte. Elas criaram estantes de ponta a ponta, cobrindo duas paredes e uma sala. O designe, explica Anna, foi feito para a mostra de decoração Lider.
  – Para cada projeto, há uma demanda. Na mostra, temos mais liberdade para criarmos algo  conceitual. Já quando fazemos um projeto para uma familia, é preciso ser mais objetivo e questionar problemas. Essa estante foi mais um conceito, mas poderia ser facilmente usada em uma casa de outras formas: mais alta ou mais baixa, por exemplo. Você pode modular como quiser – diz a designer,referindo se à peça composta por cinco prateleiras de nichos claros, exceto pela quarta, que tom goiaba e se destaca.
Outros exemplo dessa objetividade é o projeto que a dupla fez embaixo da escada de uma cobertura.
  – Às vezes,  há locais ociosos na casa que podem ser bem aproveitados. Usamos esse canto baixo dos degraus para otimizar o espaço – conta Anna.
Porque não agregar beleza?
Nessa linha do útil e com estilo, a dupla Andrea Spelzon, designer de interiores, e Pedro Lima, arquiteto, usou estantes em vez de guarda-corpo na beira da escada no hall da casa de uma morador que, claro, ama livros. Uma estante deve ser acima de tudo útil. Se puder ter um bom design e servir como ornamento nas salas, melhor ainda.
A famosa arquiteta iraniana Zaha Hadid sabe bem pôr isso em prática. Ela criou a estante “Tide”, que nada mais é que junção de módulos de plástico, quepodem ser encaixados. Assim você é quem define o tamanho: pode ser uma tripa ou painel inteiro na sala. O desenho modernoé uma referencia à geometria de superficies minimalistas, diz Zaha. É justamente esse espiríto memático da sua obra que permite um levado grau de variações e composições.

E engana-se quem pensa que projetos contemporânios são apenas para adultos. É de pequeno que se aprende, já diz a crença popular. Então, nada melhor que apostar em estantes no espaço das crianças. A arquiteta Andrea Chicharo instalou uma belíssima peça no quarto de uma garota de 14 anos.
  – Gosto de brincar com as estantes formando espaços diferentes. Na verdade, esse móvel é uma grande painel, onde nichos são recortados e saem dele, aumentando a profundidade. Esse efeito faz com que ele fique mais leve, principalmente quando se olha lateralmente. Nesse caso, os livros podem ficar no alto. Mas se são filhos menores, o ideal é deixa-los embaixo, à mão das crianças – explica Chicharo.
Se você gosta da sensação de estar imerso no mundo literário, mas não tem tantos livros assim, uma dica é o papel de parede. Há várias opções que fazem alusão a esse universo, imitanto uma biblioteca. A Orleans tem alguns modelos, que vão do clássico aos descolados e coloridos. Anna acredita que a função das estantes está mudando, e se tornando mais voltada para a decoração:

  – Ainda tem muita demanda de estantes para guardar livros. Mas tenho percebido que muitos moradores querem ter um espaço para colocar livros e DVDs que muitas vezes já nem leem ou escutam mais. É quase como coleção. É por apego mesmo que eles querem ter aqueles espaço.
Pode ser. Mas uma coisa é fato: seja porque é apenas bom vê-los expostos, ou para realmente escolher a próxima leitura, livros sempre merecerão lugar de honra nas casas.



sexta-feira, 26 de junho de 2015

Livro: Cidade Sem Sombras - J.R. Duran

Movido pela dor da perda, um homem decide passar um tempo em Macau, lugar repleto de possibilidades para pessoas que queiram aprender uma nova cultura ou simplesmente se embriagar e perder dinheiro nos cassinos da cidade. Entre doses de uísque e alguma luxúria momentânea, o protagonista acaba envolvendo-se com as consequências de um assassinato com o qual não tem nenhuma ligação. Devido a uma coincidência, ele estará às voltas com um mundo oculto pelas luzes da cidade sem sombras, lidando com os chefões do jogo e de todo tipo de negócio ilegal da região, e terá de cumprir uma tarefa aparentemente simples para que possa tentar reaver a vida que o permitia ser apenas mais um na multidão. Essa é a trama do novo livro lançado pelo fotógrafo J.R. Duran, Cidade sem sombras.

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Comentando Sobre o Filme "O Impossível"

Sinopse:
O casal Maria (Naomi Watts) e Henry (Ewan McGregor) está aproveitando as férias de inverno na Tailândia junto com os três filhos pequenos. Mas na manhã de 26 de dezembro de 2004, enquanto curtiam aquele paraíso após uma linda noite de Natal, um tsunami de proporções devastadoras atinge o local, arrastando tudo o que encontra pela frente. Separados em dois grupos, a mãe e o filho mais velho vão enfrentar situações desesperadoras para se manterem vivos, enquanto em algum outro lugar, o pai e as duas crianças menores não têm a menor ideia se os outros dois estão vivos. É quando eles começam a viver uma trágica lição de vida, movida pela esperança do reencontro e misturando os mais diversos sentimentos.

Comentando sobre o filme
Filme incrível, não achei que enfeitaram os relatos reais como os críticos disseram. Cenas realmente impactantes tanto pelo drama vivido como pela riquezas de detalhes e sonoplastia emociante. Tom Rolland deu um banho de atuação junto com a Naomi Watts.


Mais da coluna "Comentando Sobre" em: Comentando Sobre "Winter on Fire"

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Filme Keith com Jesse McCartney

Keith é um filme em que um garoto problemático, invejoso de uma garota com vida aparentemente perfeita. Keith resolve aproveitar-se dela, mas os dois acabam por se apaixonar estranhamente.
Natalie Anderson (Elisabeth Harnois) é uma garota de dezessete anos com a vida aparentemente perfeita, que passa a maior parte de seu tempo jogando tênis para ingressar na Duke, uma faculdade bem conceituada, mas a bola de cristal que Natalie vive se quebra, quando ela conhece seu parceiro de laboratório Keith (Jesse McCartney) um rapaz problemático que vive com uma caminhonete amarela e tem uma vida bem diferente da dela. Sua mãe morreu e ele vive sozinho com o pai, por isso Keith criou um mundo de fantasia para fugir do real o que vai deixar Natalie e todos a sua volta muito atormentados. Aos poucos, Natalie vai descobrindo mais e mais sobre o rapaz, até que acaba por desvendar a razão para a forma como ele age. A trama do filme é seguida por diversas aventuras e romance. Aparentemente perfeito
Keith é um filme independente estadunidense dirigido por Todd Kessler e estrelado pelo ator/cantor Jesse McCartney e a atriz Elisabeth Harnois. Teve sua estreia em 2008.
Indicaram-me este filme em uma pagina que costumo ir e não pedi tempo vi e fiquei sem palavras. Super indico este filme!