terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Viajando pelas Séries #06 - Mr. Robot


Sinopse
Mr. Robot é uma série de televisão dramática americana criada por Sam Esmail. É estrelada por Rami Malek como Elliot Alderson, um engenheiro de cibersegurança e hacker que sofre de transtorno de ansiedade social e depressão clínica. Alderson é recrutado por um anarquista insurrecional conhecido como "Mr. Robot", interpretado por Christian Slater, para se juntar a um grupo de hacktivistas. O grupo pretende apagar todas as dívidas atacando o grande corporação fictícia Evil Corp.

Opinião
É raro hoje em dia uma série ser tão promissora desde o seu primeiro episódio. Geralmente grandes produções “mornas” e depois vão mostrando a que vieram. Muitas vezes percebemos isso apenas no desenrolar da temporada ou até mesmo nas temporadas seguintes, quando renovadas.
Esse não é o caso de Mr. Robot, produção que marca um realinhamento dramático da emissora norte-americana USA e que apresenta de forma absolutamente inesperada um drama que já nasce forte, e que é capaz de entregar tudo aquilo que prometeu e mais. A criação de Sam Esmail em seu primeiro grande trabalho na TV é ambiciosa em termos narrativos, criativos e estéticos.
Desde o primeiro episódio sabemos que estamos diante de algo diferente e potencialmente especial e foi por isso – e pelos “mistérios” apresentados nos capítulos iniciais – que aguardei o desfecho da temporada para poder atestar: esta é indubitavelmente a melhor estreia da summer season. Mr. Robot nos apresenta a Elliot Alderson (Rami Malek), um engenheiro de segurança da informação que trabalha como uma espécie de “hacker do bem” nas horas vagas e que está investido de todas as características de um anti-heroi. De fato, sabemos que existe algo meio off em Elliot já na sua primeira aparição, sendo perseguido por estranhos homens de terno em enquadramentos de câmera pouco usuais. Pela narrativa não linear adotada descobrimos que nós – espectadores – somos uma espécie de “amigo imaginário” do perturbado técnico, em alguns casos funcionando subjetivamente como o narrador auxiliar desta intrincada história e em outros como testemunha ocular dos outros ramos da história.
Uma surpresa também são os nomes dos episodios igual a de arquivos torrent desde o primeiro episodio ("eps1.0_hellofriend.mov” e “eps.1.1_ones-and-zer0es.mpeg”). São nesses episodios dá para perceber claramente a dinâmica da série. Elliot tem um alter ego que idealiza um plano em escala mundial para hacker o sistema financeiro e “zerar” os débitos e créditos em que se fundamenta a sociedade moderna.
É aí, especificamente, que Mr. Robot se sobressai, ao fazer duras críticas ao capitalismo exacerbado de grandes corporações.


Também podera gostar: Viajando pelas Séries #05 - Arrow

2 comentários:

Ola pessoal, espero por suas opniões.
comentem!