ola! sei que este tipo de assunto não tem nada haver com que escrevo normalmente, mas achei bastante reflexivo e importante.
Investimento
inócuo – Hamilton Werneck.
Em
meio aos debates sobre a distribuição dos royalties do petróleo, a
presidenta da República afirmou em reunião com governadores que
todo este dinheiro proveniente do pré-sal deveria ser investido em
Educação, ou não resolveríamos o problema. Mas qual? A estrutural
curricular, os programas de ensino, a metodologia aplicada a formação
dos professores estão fora de época. O problema é de todo o
sistema educacional.
O
brasil passou 450 anos imitando a Europa e há 60 anos copia os
Estados Unidos. A realidade é que os dois modelos estão com sérios
problemas, e o Brasil precisa se convencer de que deve escolher o seu
modelo, olhar-se no espelho, decidir a própria fisionomia e decidir.
Não há que imitar ninguém. A educação sofre do mesmo problema:
ela também imita.
Se
observarmos os últimos dados Ideb, verificaremos que, no Ensino
Médio, as metas serão atingidas apenas em 2053! Isso significa que
esta e a outra geração perdida. Vale dizer que os idosos do futuro
não terão quem os sustente. Não atingimos meta alguma quanto à
conclusão na idade certa nos ensino Básico e Médio. Alguns estados
só conseguem que 24% de seus alunos concluam o Ensino Médio aos 19
anos. Só aos 16 anos é que atingimos o percentual satisfatório a
conclusão do Ensino Fundamental. Com isso, a educação custa o
dobro, os professores ganham a metade, e o país não progride.
Portanto,
aplicar as verbas do pré-sal neste é suicídio. O que se auferir
como verba nova para a Educação deverá ser aplicado na
desconstrução deste modelo seriado, cartesiano e nada criativo.
Professores precisam de melhor formação, a cobrança de eficiência
nas escolas deverá ser exigida, assim como assiduidade quanto aos
compromissos docentes. Se não tivermos outros programas, outros
currículos, outros mestres e outra escola, de nada adiantará o
investimento.
Fonte: O Dia.
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