domingo, 29 de outubro de 2023

A Armadura de Luz - Ken Follett


Em Kingsbridge, o progresso entra em choque com a tradição, as lutas de classe eclodem em todas as camadas e a guerra com a França impõe restrições quando Napoleão tenta se tornar imperador do mundo.

A revolução está no ar.

Em 1770, a invenção da máquina de fiar inaugura uma nova era na indústria da tecelagem. Na Inglaterra, um governo despótico está determinado a fazer do país um poderoso império comercial.

No entanto, ao mesmo tempo que a capacidade de produção se multiplica, os perigosos equipamentos recém-inventados tornam alguns empregos obsoletos e destroem famílias.

Em Kingsbridge, as mudanças históricas se entrelaçam às sagas pessoais: um camponês é morto em um acidente de trabalho por negligência do patrão. Uma jovem luta para financiar uma escola para crianças pobres. Um rapaz ingênuo e apaixonado herda um negócio falido. Um tirano chega às últimas consequências para proteger sua riqueza.

Na França, Napoleão Bonaparte começa sua ascensão ao poder e os países vizinhos se põem em alerta máximo. À medida que o conflito se aproxima, instituições são desafiadas – e derrubadas – e a luta de um pequeno grupo de pessoas definirá a busca de toda uma geração por um futuro livre de opressão.

Por meio de personagens cativantes, Ken Follett apresenta uma nova perspectiva sobre as mudanças fundamentais que ocorreram na Europa no fim do século XVIII e início do XIX, e que revolucionaram o mundo.

Opinião

Nesse livro, o autor ambienta a história durante a revolução industrial, a revolução francesa, a batalha de Waterloo, período super empolgante do mundo. O mundo pode ser dividido entre tudo que aconteceu até esse período, e o resto dos tempos até hoje. Até essa época, pra quem gosta e defende a igualdade, o mundo era igual, mas igualmente pobre.

Após a revolução industrial, o mundo conheceu a riqueza e hoje uma pessoa pobre ou de classe média baixa, vive melhor que os reis daquela época. Ken Follett em seu quinto livro, da série Kingsbridge, relata o que se fazia pra poder simplesmente comer alguma coisa.

Seria interessante se ele escrevesse mais um livro desse período até 1820 mais ou menos, para alcançar a outra trilogia - O Século.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ola pessoal, espero por suas opniões.
comentem!