segunda-feira, 18 de março de 2013

Brasil Beco Quase Sem Saída.

ola! sei que este tipo de assunto não tem nada haver com que escrevo normalmente, mas achei bastante reflexivo e importante.
Investimento inócuo – Hamilton Werneck.

Em meio aos debates sobre a distribuição dos royalties do petróleo, a presidenta da República afirmou em reunião com governadores que todo este dinheiro proveniente do pré-sal deveria ser investido em Educação, ou não resolveríamos o problema. Mas qual? A estrutural curricular, os programas de ensino, a metodologia aplicada a formação dos professores estão fora de época. O problema é de todo o sistema educacional.
O brasil passou 450 anos imitando a Europa e há 60 anos copia os Estados Unidos. A realidade é que os dois modelos estão com sérios problemas, e o Brasil precisa se convencer de que deve escolher o seu modelo, olhar-se no espelho, decidir a própria fisionomia e decidir. Não há que imitar ninguém. A educação sofre do mesmo problema: ela também imita.
Se observarmos os últimos dados Ideb, verificaremos que, no Ensino Médio, as metas serão atingidas apenas em 2053! Isso significa que esta e a outra geração perdida. Vale dizer que os idosos do futuro não terão quem os sustente. Não atingimos meta alguma quanto à conclusão na idade certa nos ensino Básico e Médio. Alguns estados só conseguem que 24% de seus alunos concluam o Ensino Médio aos 19 anos. Só aos 16 anos é que atingimos o percentual satisfatório a conclusão do Ensino Fundamental. Com isso, a educação custa o dobro, os professores ganham a metade, e o país não progride.
Portanto, aplicar as verbas do pré-sal neste é suicídio. O que se auferir como verba nova para a Educação deverá ser aplicado na desconstrução deste modelo seriado, cartesiano e nada criativo. Professores precisam de melhor formação, a cobrança de eficiência nas escolas deverá ser exigida, assim como assiduidade quanto aos compromissos docentes. Se não tivermos outros programas, outros currículos, outros mestres e outra escola, de nada adiantará o investimento.

Fonte: O Dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ola pessoal, espero por suas opniões.
comentem!