quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Resumo do livro bilionário por acaso: a criação do facebook - Ben Merich.


     Mark Zuckerberg e Eduardo Saverin são dois nerds estudantes de Harvard que tentam de tudo para conseguir garotas. Mark é o típico garoto calado, inteligente e difícil de interpretar. Quando estava no ensino médio, Mark criou um MP3 inteligente que escolhia as músicas que o dono gostava e recusou milhões de dólares oferecidos pela Microsoft; em Harvard criou um aplicativo que mostrava em quais aulas os colegas estavam, ambos foram sucesso.
Eduardo é de uma família rica e nasceu no Brasil, depois mudou-se para os EUA e cursava Economia na universidade – um de seus maiores desejos e ser aceito no super exclusivo Clube Final Phoenix SK, que o faria ser um outro homem que poderia frequentar festas e conseguir as garotas que quisesse.
Depois de receber um fora, Mark – bêbado e cansado – foi para seu alojamento em Kirkland e resolveu criar o Facemash – um site em que os garotos poderiam votar e comparar quem era a garota mais gata entre a votação -, hackeando o site dos alojamentos da universidade para pegar as fotos das garotas, enquanto blogava tudo e Eduardo o ajudava com alguns algoritmos para criar o site. Em algumas horas o Facemash teve 22.000 visitas, causando pane nos sistemas de Harvard e sua punição.
Logo após o acontecimento ser noticiado no jornal The Harvard Crimson, Mark é procurado pelo trio Cameron e Tyler Winklevoss – irmãos gêmeos remadores – e Divya Narendra, que querem colocar o website Harvard Connection no ar – um site exclusivo para estudantes de Harvard, onde poderiam saber o perfil de outros estudantes – mas não tem nenhum programador. Mark aceita a proposta, mas depois de 52 e-mails trocados e 3 encontros, Zuckerberg cria o The Facebook – uma rede social exclusiva para estudantes de Harvard, onde podem ver o perfil e status sociais de outros estudantes – junto com seu co-fundador, diretor financeiro – que deu o capital inicial de US$ 1.000 para os primeiros servidores – e melhor amigo Eduardo Saverin.
Obviamente, os irmãos Winklevoss e Divya ficaram p da vida e então tentaram de tudo para acabar com o the facebook, mas não conseguiram.
Sean Parker – o criador das empresas de sucesso, Napster e Plaxo; e um dos ídolos de Mark – marca um encontro com Mark, Eduardo e Kelly (namorada de Eduardo) pois quer saber mais sobre o the facebook e participar da história do site, nesse encontro ele conta sobre suas histórias e finaliza pagando a conta e sugerindo tirar o ‘the’, para o nome ficar mais limpo.
Nas férias de verão, Mark e seus estagiários vão para a Califórnia para trabalhar no Facebook – onde encontram Sean, que começa a morar junto com eles e a meter o bedelho no Facebook -, enquanto Eduardo busca anunciantes e faz um estágio em NY – que ele larga no primeiro dia.
A partir daí a história rola e acontecem muitas coisas; brigas, conflitos pessoais, processos, traição, etc. .
Mark Zuckerberg se tornou um dos caras com menos de 25 anos mais rico do MUNDO segundo dados da Forbes.
Porque a coisa certa é apenas um ponto de vista.
  

Obs: Sem dúvida uma das melhores biografias já escritas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ola pessoal, espero por suas opniões.
comentem!